Opinião

Esperança e confiança

Esperança e confiança

Entre os avanços e recuos que vamos todos enfrentando, com novas fórmulas do vírus a baralhar as contas, fazer disparar os números e levar os especialistas e as entidades competentes a refazer a fórmula do combate à pandemia, há um denominador comum a toda a equação que se mantém e que sustenta a convicção e confiança que mantemos no regresso do futebol profissional à competição com público nas bancadas: a forma exemplar que o setor demonstrou ao longo de todo o processo, com níveis de exigência e segurança que salvaguardaram todos os envolvidos, na medida do possível.

Na próxima semana, o Governo e a DGS vão divulgar a norma que vai reger o regresso do futebol com público, face à situação pandémica ultimamente verificada. Como já referido, não temos dúvidas que a presença de adeptos nas bancadas vai voltar a verificar-se no arranque da época 2021/22. Naturalmente, com restrições - está prevista a presença de público até 30% da lotação dos estádios. Mas como tem sido possível verificar até no próprio Euro 2020, a presença dos adeptos muda tudo, face ao cenário de um estádio vazio, despido das emoções que envolvem o futebol.

Esta convicção, porém, vai para lá da emotividade do jogo e de tudo o que lhe está adjacente. É sustentada no papel exemplar que o futebol profissional tem desempenhado em toda esta batalha - só na última época, fez mais de 70 mil testes. A segurança e a exigência estão por demais demonstradas. É tempo de haver público nas bancadas.

Positivo

A velocidade da vacinação em Portugal está a decorrer de forma irrepreensível, com os maiores de 18 anos a estarem já contemplados em datas próximas. Passo fundamental para o alcance da imunidade de grupo e para que todas as atividades económicas possam, finalmente, respirar.

Negativo

O adeus de Portugal ao Europeu deixou um país desolado. A seleção nacional viu-se afastada da prova mas convictos de um apuramento para o Mundial do Catar, que regressa já em setembro. Importante.

PUB

Diretor-executivo da Liga Portugal

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG