Opinião

Plano de Vacinação = Plano de Recuperação

Plano de Vacinação = Plano de Recuperação

1 - O tema que nos ocupa por estes dias - e compreensivelmente - é o Plano de Vacinação proposto pelo Governo. Que tem sido, até ao momento, debatido em torno das prioridades de vacinação que o mesmo define, incidindo sobre as opções de escalonamento.

2 - Naturalmente que nos deve preocupar que Portugal tenha anunciado a nomeação da equipa responsável por gizar a estratégia de vacinação nacional no dia anterior ao primeiro-ministro espanhol ter apresentado publicamente o plano de vacinação do seu país. Apesar de terem já mais de um mês os avisos da União Europeia para que os estados-membros preparassem atempadamente os seus planos de vacinação.

3 - Mas agora, aqui chegados, o que importa mesmo é abordar este plano com a enorme importância que ele tem: primacialmente em termos de combate à pandemia da covid-19, naturalmente; mas também em termos de fator da maior relevância para a recuperação económica.

PUB

4 - Porque, de facto, o impacto económico terrível que esta pandemia está a proporcionar, um pouco por todo o Mundo, é o mal pandémico que restará depois de debelado o vírus. E sobre isso, tem naturalmente de nos preocupar que as projeções da OCDE recentemente divulgadas para a economia nacional sejam muito mais tímidas do que as que nos apresentou o Governo. Tem naturalmente de nos preocupar que as coisas possam ser ainda piores do que aquilo que projetamos à partida.

5 - É por isso absolutamente decisivo que, ultrapassado o atraso inicial, o Governo apresente um plano que forneça o escudo contra o vírus a quem dele precisa, mas que preveja igualmente a devolução da confiança às pessoas. Só com confiança as nossas vidas e a nossa economia podem retomar um curso de normalidade.

6 - Descoberta a cura, combatida a doença, teremos de nos focar em voltar a levantar este país das cinzas, em devolver a confiança às pessoas. E para esse objetivo, decisivo para a normalização das nossas vidas e ainda mais decisivo para a recuperação da nossa economia, o Plano de Vacinação que se nos apresentará tem uma importância fulcral.

Deputado e vice-presidente do PSD

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG