Opinião

Por uma energia limpa, por uma mina sustentável

Por uma energia limpa, por uma mina sustentável

O lítio é um recurso estratégico vital para uma transição climática justa - beneficiando o planeta, os recursos europeus, a nossa agenda verde, e o futuro da mobilidade elétrica e da economia portuguesa.

O impacto do investimento planeado para a Mina do Barroso, atualmente sob avaliação do EIA - Estudo de Impacto Ambiental, demonstra bem como a sustentabilidade é um dos eixos centrais do projeto que a Savannah Resources se propõe desenvolver no Norte de Portugal. A paisagem e a tecnologia permitem hoje uma abordagem inovadora de ponta e sustentável do setor mineiro, outrora pesado e obscuro. É importante sabermos que a mina detém uma vida depois da exploração, casos visíveis são por exemplo a zona de campo de Ourique ou o parque de Monsanto em Lisboa, que no passado albergaram projetos de minas.

Se a tecnologia revolucionou o setor, também o nosso compromisso com a energia limpa permite revitalizar a abordagem das práticas de exploração reconvertidas - que, como na energia ou na indústria automóvel, se compromete hoje a apoiar a transição climática e digital.

Queremos criar rigor, transparência e valor estratégico nas regiões e nas comunidades onde nos integramos. Queremos ouvir e compreender o terreno, e as pessoas, em total transparência dos objetivos a que nos propomos para a extração de lítio e que podem revolucionar a dependência energética, e a mobilidade elétrica, assegurando a produção de lítio dentro de fronteiras portuguesas, europeias, acrescentando ainda a cadeia de valor do setor energético onde Portugal lidera várias iniciativas de referência.

Estamos a falar de uma exploração mineira de última geração, onde a tecnologia substituiu a escuridão. A Mina do Barroso é um projeto moderno, com incorporação tecnológica, responsável e sustentável, de acordo com as melhores práticas ambientais mundiais. É um investimento de 110 milhões de euros numa região de Portugal empobrecida e envelhecida, com a possibilidade de criar 215 empregos diretos, 600 indiretos, investindo num plano de 7 milhões de euros para benefícios decididos em conjunto com comunidades.

Na Savannah Resources, a nossa aposta reside na clarificação do nosso compromisso com a energia limpa e o lítio, um recurso único com múltiplas possibilidades de crescimento estratégico para Portugal e para a Europa.

CEO Savannah Resources

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG