Opinião

Ria necessita de tratamento de efluentes

Ria necessita de tratamento de efluentes

Por descuido, negligência e incúria, todos os anos milhões e milhões de metros cúbicos de efluentes com matérias poluentes são lançados na ria de Aveiro, com prejuízo para todo o ecossistema, mas com particular dano para a comunidade piscatória.

Recentemente, devido à presença da bactéria E. coli, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera proibiu a captura de bivalves, comprometendo a atividade de largas dezenas de mariscadores. Para espécies autóctones de maior valor, como a amêijoa-macha ou a amêijoa-branca, a interrupção das capturas pode durar seis meses.

Muitos destes problemas poderiam ser evitados se houvesse uma consciencialização cívica de quem atua à margem da lei e lança ilegalmente na ria, normalmente através do sistema de drenagem de águas pluviais ou nas valas das ribeiras, matérias com elevada carga orgânica.

Não menos despicienda, é a falta de infraestruturas e estações de tratamento de efluentes domésticos e industriais. Não pode haver desculpas para quem atua criminalmente em matéria ambiental, um problema dos poderes públicos, que têm a obrigação de resolver questões primárias e que tem a ver com a qualidade de vida das populações.

Lamentavelmente, o tratamento de efluentes não tem sido para muitos uma prioridade! E a consequência vê-se e cheira-se. Enquanto a humanidade investe biliões para fazer uma viagem de 58 milhões de quilómetros e procurar água em Marte, nós, por cá, vamos estragando a nossa.

As questões do saneamento não são suportáveis num país que quer ser o principal destino turístico da Europa, que se quer tornar um exemplo de convivência entre a modernidade e o desenvolvimento sustentável e o ambiente.

Quando, há pouco mais de duas décadas, mudámos de milénio, deveríamos ter deixado todos estes problemas resolvidos, para agora nos preocuparmos apenas com aquilo que nos bate à porta quando menos esperamos.

PUB

Presidente do MARIA - Movimento de Amigos da Ria de Aveiro

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG