Opinião

A Livraria Esperança

A Livraria Esperança

Há muitos anos que faço uma semana de férias na Madeira.

Muito para além da costa, que também aproveito, é absolutamente extraordinária a diversidade da natureza luxuriante da ilha, da floresta de laurissilva à heróica rede de levadas, do Parque das Queimadas ao Jardim Botânico, dos Picos Ruivo e do Arieiro à Encumeada, do Planalto do Paul da Serra ao Pico Grande, etc., etc.

A cada ano, um pedaço diferente da costa norte, sul ou do maciço central é uma experiência alpina regeneradora.

Mas, no bem preservado Centro Histórico do Funchal, pegada à belíssima Igreja do Colégio dos Jesuítas, há um pequeno local, sempre igual a que volto sempre, religiosamente.

Chama-se Livraria Esperança e só tem livros, muitos, 75 secções e cerca de 100 mil títulos, todos expostos de capa "por considerar que essa é a melhor forma de publicitar o livro."

Foi fundada por um visionário multifacetado - Jacintho Figueira de Sousa - que para além de livreiro foi agente teatral, fundador de uma empresa de fornecimento de eletricidade e da Luvaria Elegante.

Hoje é gerida pelo seu neto (Jorge Figueira de Sousa) que criou a Fundação Livraria Esperança, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) - declarada de Utilidade Pública, que aplica metade dos lucros da livraria na distribuição de livros às crianças do Arquipélago da Madeira, com o objetivo de divulgar hábitos de leitura. Pelos seus 1200 m2 de livros expostos de capa, encontram-se todos os livros que possamos imaginar. Um punhado de funcionários, profundamente sabedores, orienta-se sem hesitar pelo labirinto de prateleiras.

O sr. Vítor encontrou-nos os achados deste ano: "A Praça de Liège", de Rebordão Navarro, "Marx para principiantes" de Rius (Eduardo del Rio), "Poesia de Guilherme IX da Aquitânia" com introdução e tradução de Arnaldo Saraiva e um fantástico número um dos Cadernos Operário Vermelho com o título "As massas edificam o socialismo; O partido fá-las ganhar consciência", do camarada Enver Hoxha!

ANALISTA FINANCEIRA

ver mais vídeos