Opinião

O Norte não discrimina

O Norte não discrimina

O Norte não discrimina. E, por isso, só poderia ser o Porto Canal - único canal televisivo a emitir fora de Lisboa - a corrigir a discriminação injustificável a que os canais da capital , RTP incluída, sujeitaram o candidato à Presidência da República, Vitorino Silva (Tino de Rans).

Como se fossem 30 os candidatos não ligados a um partido com assento parlamentar, a RTP, a SIC e a TVI decidiram apenas dar palco aos seis candidatos que cumprem este requisito.

Mas não são 30 os que o não cumprem. É apenas um. Chama-se Vitorino Silva e é de Penafiel.

Clamorosa a discriminação, assinalada e assumida, aliás, por todos os demais candidatos, só o Porto Canal a procurou reparar promovendo a calendarização de debates entre Vitorino Silva e todos os outros. Convite, naturalmente, aceite por todos os candidatos. Todos menos um, como já veremos.

Apanhados na curva, como se diz cá por cima, a RTP e mais tarde a TVI tentam colmatar a falha.

Tino de Rans assumiu a discriminação com dignidade e, nos espaços que se abriram, manteve a sua posição e, à sua maneira, não deixou muita margem a quem o procurou encurralar.

Não fosse já suficientemente mau eis que o Partido Comunista Português resolve dar um ar de sua graça e expor, de vez, a necessidade de um pedido de desculpas público devido a Vitorino Silva.

PUB

Alegando que o candidato discriminado ficaria, no fim das contas, com mais debates, o PCP apresentou à Comissão Nacional de Eleições uma queixa contra a Porto Canal dizendo que "Tal comportamento constitui perigo iminente de dano no que concerne à integridade do processo eleitoral em curso, irreparável uma vez concretizado."

É extraordinário que um partido como o PCP, tradicional defensor da igualdade de direitos sobretudo dos que têm menos força para os impor, venha tomar este tipo de atitude.

E, convenhamos, desta feita o candidato do PCP merecia melhor tratamento. É muito melhor do que Edgar Silva que em 2016 ficou apenas umas décimas acima de Tino de Rans.

*Analista financeira

Outras Notícias