Opinião

Piscar o olho à Direita

Piscar o olho à Direita

À falta de oposição à Direita, António Costa vira-se para a Esquerda. Há, no discurso recorrente do primeiro-ministro, uma permanente preocupação em salvaguardar a institucionalidade do PCP, um partido "de massas" que não ameaça o PS, por contraponto ao Bloco de Esquerda, um partido de "mass media", como o adjetivou ao "Expresso", enfrentando a fúria mal disfarçada dos bloquistas.

Percebe-se e era esperado um ataque mais direto ao BE. Basta olhar para o resultado das europeias, ou para todas as sondagens, sem exceção, para se perceber o risco de o Bloco crescer tanto que torne inevitável a sua consideração numa solução governativa.

O partido de Catarina Martins carrega ainda um outro risco para o PS, frequentemente menorizado. A capacidade de atrair a ala mais à esquerda dos socialistas, sobretudo dos jovens seduzidos pelas causas fraturantes e pela aparente frescura das suas lideranças. É uma juventude menos preocupada com as contas certas do Governo e, de algum modo, avessa aos últimos tiques de autoridade do Estado, como sucedeu durante a greve dos camionistas.

Mas há, independentemente da opinião que cada um tem do fascínio que o BE parece exercer sobre os média, e que advém muito da capacidade comunicativa dos seus dirigentes, ou da proximidade com o espanhol Podemos, um ponto que torna difícil ao PS fazer campanha com esta argumentação.

É contraditório pretender ao mesmo tempo invocar a estabilidade dos últimos quatro anos, muito suportada na capacidade de PCP e BE de fecharem os olhos a "políticas de direita" dos socialistas, e acenar com o risco de ingovernabilidade para pedir mais força para o PS.

É exatamente por a solução governativa gizada por Costa ter funcionado permitindo uma legislatura completa, sem crises orçamentais e no respeito pelos compromissos com Bruxelas, que é pouco credível apelar ao voto útil e assustar os eleitores com o papão dos bloquistas.

Há, claro, o PSD. Para esses eleitores, os descontentes com Rio, Costa é o mal menor.

*Diretor