Opinião

Menina com véu

A história inscrita nas páginas do JN conta-se depressa. E é percorrida por um longo caminho de pedras para atirar. Fatima Habib tem 13 anos, joga no Clube de Basquetebol de Tavira e é muçulmana.

Há uma semana, como sempre, vestiu a camisola preta por debaixo do equipamento, collants e véu. Mas não jogou. A equipa de arbitragem, sem contestar o resto da vestimenta, imune aos argumentos da religião, exigiu que tirasse a camisola que lhe cobria os braços.

É aqui que se pega nas pedras da falta de bom senso e da intolerância, não da legalidade (a Federação permite o uso desses acessórios), mas da cabeça dos homens. Não vale a pena fingir que não temos problemas de xenofobia ou racismo. O facto de até recentemente termos mantido afastados os sinais que o traduzem politicamente não significa que socialmente estejamos imunes à intolerância. Temos problemas evidentes de integração e convivência com a comunidade cigana. Ou questões mal resolvidas com o nosso passado colonialista. Ou ainda resistências à imigração e desconfianças em relação a quem nos procura para viver ou a quem é dado asilo.

Não temos, ainda assim, um histórico de conflitos religiosos. A comunidade muçulmana, particularmente numerosa em Lisboa, está bem integrada e os seus líderes, como é o caso do xeque David Munir, são ouvidos e respeitados publicamente.

O incidente com a basquetebolista Fatima Habib merece reflexão sobretudo para evitar que venham a criar-se casos desnecessários. A equipa de arbitragem não mostrou apenas desconhecer os regulamentos, ou uma aplicação cega da sua interpretação. Mostrou-se incapaz de olhar o Mundo e de perceber os passos dados para integrar sem ferir o respeito pelas crenças individuais.

O desporto, pela força mobilizadora que tem, passa mensagens importantes e nesse sentido deve sempre encontrar respostas que são de tolerância e integração. Se não temos histórico de desavenças por motivos religiosos, haja o bom senso de não criar problemas reais a partir de pretextos artificiais.

*Diretor

PUB

Mais Notícias