Opinião

Os donos de Abril

Os factos. A Iniciativa Liberal contactou a Associação 25 de Abril para participar no tradicional desfile do dia 25, que este domingo regressa à Avenida da Liberdade, em Lisboa, depois de no ano passado a pandemia ter impedido as comemorações. Outro partido, o Volt, também se quis juntar. A solicitação foi recusada.

Os argumentos da recusa. A associação serve-se das regras definidas pela Direção-Geral da Saúde para a realização do evento, que limitarão a participação no desfile às organizações que integram a comissão promotora, dada a "situação de excecionalidade e de limitações relacionadas" com a covid-19.

Na organização estão o PS, o PCP, o PEV, o Bloco de Esquerda, o Livre (que cedeu dois lugares para que os dois partidos pudessem participar no desfile), a CGTP e a instituição gerida por Vasco Lourenço.

Os contra-argumentos. A IL mostra-se surpreendida pela recusa e diz que as celebrações do 25 de Abril "não são exclusivas dos partidos de Esquerda nem de organizações satélites". Sublinha que cumprindo as orientações da DGS existe a possibilidade de diversas entidades e partidos participarem.

O essencial e o acessório. Há sempre querelas ideológicas sobre a "propriedade" de Abril e muitas vezes perdemos o que prevalece da data nos debates marginais e no ruído dos dias. Pode-se sempre discutir se o que persiste, nesta e noutras discussões laterais, é a arrogância da Esquerda, ou de uma certa Esquerda. Mas não devemos desfocar-nos do essencial. E o essencial é que enfrentamos desafios cruciais à nossa liberdade, fundada numa sociedade mais justa e equilibrada.

Este é o ano em que, mais do que nunca, devemos celebrar o espírito de Abril e como o interpretamos à luz dos tempos difíceis que estamos a viver. Porque o espírito de Abril está hoje menos no dia marcante que evocamos, e as memórias são a âncora que nos ajudam a evitar o regresso ao passado, e mais na discussão sobre o tipo de sociedade e de país que queremos construir.

*Diretor-geral-editorial

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG