Imagens

Últimas

Felisbela Lopes

Os exames não podem valer tudo

Notícias desta semana avançam que, no novo modelo de acesso ao Ensino Superior, os exames finais deixam de ser obrigatórios para a conclusão do Ensino Secundário, mas ganham mais peso para quem quer prosseguir os estudos, podendo valer, pelo menos, metade da nota de acesso a uma universidade ou a um politécnico. Tal decisão contraria a valorização da aprendizagem contínua e a importância da formação integral dos estudantes que tanto se tem defendido.

Felisbela Lopes

Évora: o elogio ao vagar

Não imagino se a equipa que preparou a candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 leu o livro "Hipercultura - o Preço da Pressa", de Stephen Bertman. É que no conceito de vagar da candidatura estão lá muitas ideias desta obra que nos coloca no trilho perfeito para pensar as limitações de uma sociedade gerida pelo "agora e já". Daqui em diante, Évora terá de se concentrar no mais difícil: criar públicos disponíveis para o consumo da cultura.

Felisbela Lopes

Clima: (ainda) não está tudo perdido

Começa, no próximo domingo, em Sharm-el-Sheikh, no Egito, a COP27. Para além de repensar políticas para diminuir as emissões de gases com efeito de estufa e para melhor nos adaptarmos às inevitáveis consequências das alterações climáticas, esta conferência do Clima tem de colocar como prioridade máxima a ajuda financeira aos países mais pobres. E olhar para o (mau) estado do planeta de forma pragmática. Não está tudo perdido. Apenas é um bocadinho tarde.

Felisbela Lopes

O pedido de desculpa de Marcelo e os caminhos deste mandato

Ninguém poderá pensar que o presidente da República é insensível ao brutal crime de abuso sexual de padres sobre menores. Porque nenhum cidadão o será e porque Marcelo tem um percurso que comprova inequivocamente a sua solidariedade para com aqueles, sobretudo os mais frágeis, que atravessam momentos difíceis. Ontem pediu desculpas por ter proferido palavras que provocaram interpretações contrárias à sua intenção. Fez bem, embora este caso deva igualmente levar a uma reflexão sobre os caminhos do segundo mandato presidencial.