Opinião

A boçalidade no espaço público

A boçalidade no espaço público

Não há adjetivação à altura dos insultos proferidos contra a líder do PAN, em Beja, por simpatizantes da tauromaquia. Como não há contexto que justifique o termo usado contra Rui Rio num evento público, no âmbito da sua avaliação enquanto autarca no Porto. São excessos que desqualificam a campanha, contaminam o diálogo e retiram o foco das propostas que vão a votos, fazendo sobrepor o ruído e o acidente à substância das coisas.

Sempre existiu boçalidade na política. E se é verdade que fenómenos extremistas e formas demagógicas de fazer campanha podem contribuir para libertar o que de mais animalesco existe nalguns atores públicos, não adianta encher um balão que precisa é de ser esvaziado. A política e os seus protagonistas emanam da sociedade civil e são em muitos aspetos simultaneamente causa e consequência do próprio espaço público. Na era das redes, dos memes e do disparo rápido, a boçalidade e a agressividade andam, na verdade, à solta.

Mais instrumentos de comunicação não nos dão, de forma automática, maior capacidade de intervenção. Nem sequer contribuíram para valorizar o poder associado à palavra. Pela palavra somos capazes de nos pensar coletivamente, de fazer revoluções, de agir sobre o mundo. Pela palavra somos, também, capazes de destruir o outro, de semear o ódio, de desarrumar uma sociedade. A palavra pode muito, dependendo, claro, de como a usamos. E dependendo sobretudo da capacidade de pensarmos devidamente nas palavras que valem a pena.

Num tempo em que o alcance da palavra aparenta ser fácil, até a noção de comentário e análise política está adulterada. Damos demasiados palpites e temos por demasiado adquiridas as nossas certezas. Um espaço público mais habitado pela dúvida, aberto às potencialidades de uma efetiva discussão, traria mais luz e propostas transformadoras. Traria mais aprendizagem pela diferença e menos tentativa de ver em espelho. E uma sociedade efetivamente mais inclusiva e democrática.

*Diretora

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG