Opinião

Com o devido respeitinho

Com o devido respeitinho

No passado dia 8, os funcionários da Câmara de Vila Flor prepararam uma surpresa de aniversário ao presidente, com um bolo e o que foi posteriormente classificado como festa nas instalações do Município.

Poucos dias depois começaram a ser confirmados casos positivos de covid-19, com vários focos no concelho, um dos quais nos próprios serviços municipais, onde chegou a haver 12 infetados.

A oposição local chamou o assunto à baila, mas as autoridades de saúde não confirmaram qualquer relação entre a "festa" e o surto, tendo mesmo explicado não ter sido identificada a origem. O assunto poderia ter morrido aqui, mas o facto mais curioso desta história vem a seguir. Face ao falatório na povoação - que se imagina num concelho com menos de sete mil habitantes e numa altura em que se desencadeiam autênticas caças às bruxas para identificar doentes e culpas -, os funcionários promoveram um comunicado de defesa do autarca.

Parecendo um pormenor, o comunicado (não assinado) e sobretudo a linguagem utilizada mostram de forma muito reveladora alguma subserviência que cultivamos em relação às hierarquias. Embora a justificação para o esclarecimento seja política (ou de "aproveitamento político" da oposição, como classificou um vereador em declarações ao JN), não é o presidente da Câmara que dá a cara à população. "Se alguém deve ser responsabilizado, somos nós, os funcionários, quem de facto preparou aquele momento", lê-se no tal comunicado informal.

A forma como funcionam as relações de poder e a responsabilidade dos titulares de cargos públicos vê-se nas entrelinhas das pequenas coisas. Como se vê noutras áreas que cultivam o distanciamento e a rigidez hierárquica, dos tribunais às universidades, da religião às empresas, porque no fundo somos um país em que o título atrás do nome conta - e não é pouco. Falamos todos muito de igualdade e proximidade, mas na hora da verdade ainda cultivamos em excesso uma forma bafienta de respeitinho.

*Diretora-adjunta

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG