Opinião

No país do futebol

Dezassete anos depois do Euro 2004, sete municípios têm ainda cerca de 55 milhões de euros em dívida relativos à construção de estádios.

É conhecida a dificuldade criada por recintos que não são utilizados pelos clubes locais. Aveiro, Leiria e Loulé/Faro são alguns dos exemplos, mas a lista acabará por continuar a crescer, conhecida que é a intenção do Braga de abandonar o estádio concebido por Souto Moura e requalificar o 1.º de Maio.

A dívida estrondosa merece só por si reflexão, mas mais ainda quando acaba de ser anunciada a candidatura conjunta de Portugal e Espanha ao Mundial de 2030. É sempre uma simplificação demagógica considerar que o país valoriza excessivamente o futebol, mas depois de uma pandemia que devastou a economia e a sociedade e originou o lançamento de um Plano de Recuperação e Resiliência focado em reformas estruturais, importa nunca perder de vista as opções estratégicas e a ambição do país.

Estando já criados estádios que acompanham as exigências máximas da FIFA, a candidatura ao Mundial não acarreta, à partida, fortes investimentos em infraestruturas. Mas pressupõe um conjunto de outras despesas, inclusivamente por via fiscal. Ninguém saberá responder à partida, por exemplo, quanto custará o evento em benefícios fiscais para a FIFA, como acaba de acontecer com a final da Champions.

O Euro 2004 foi um momento importante de valorização do país, com impacto até na autoestima coletiva, à semelhança de outras iniciativas de grande escala, como a Expo"98. Mas será o argumento de promoção do turismo ainda válido, como era à data? Precisamos de grandes eventos para continuar a promover Portugal como destino de excelência, consolidada que está essa aposta, confirmada por inúmeros prémios conquistados nos últimos anos?

Numa altura em que tanto se insiste na necessidade de gastar bem as verbas da "bazuca", é essencial percebermos que país queremos ser. Olhar para o saldo que ainda nos resta do Euro 2004 oferece tudo menos razões para otimismo.

*Diretora

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG