Opinião

Os relatos de quem toca o inferno

Os relatos de quem toca o inferno

Quando Itália e Espanha ardiam e de lá nos chegavam relatos de mortes sufocantes, desesperávamos de incredulidade e medo. Passou quase um ano. A doença tomou-nos conta dos dias, as pessoas fizeram-se números. E as estatísticas, por mais negras que sejam, a certa altura medem-se apenas em recordes.

As notícias mostram um Mundo que continua a girar. GNR põe fim a festa ilegal. Autoridades surpreendem grupo a jogar cartas num café. Interrompida festa de sexo com trocas de casais. Detidos proprietários de estabelecimento aberto ilegalmente. Volta e meia, há figuras públicas apanhadas em incumprimento, aqui ou lá fora.

É arriscado fazer juízos de valor, arrogante considerar que só os outros, os insensíveis, ainda falham. É desesperante viver meses a fio com a vida interrompida e nem todos têm a mesma capacidade de manter o rigor e distanciamento, única arma capaz de nos levar a resultados para conter os efeitos devastadores da pandemia. O ser humano encontra sempre desculpas e defesas para criar na sua vida alguma tranquilidade que a impeça de esbarrar permanentemente no caos.

A insensibilidade, mesmo que seja uma defesa, é perigosa. E num tempo em que vemos pouco do que realmente se passa no interior dos hospitais e unidades de cuidados intensivos, é imperioso ouvir os relatos dos profissionais de saúde. São cada vez mais os que sentem necessidade de falar. De contar o inferno em que tocam diariamente. Alguns, o inferno em que já foram eles próprios os pacientes.

O JN iniciou há uma semana a publicação de testemunhos de profissionais, e espontaneamente outros continuam a chegar. Ouvi-los não é um exercício deprimente, mas um confronto obrigatório com a realidade. Por muito cansados que estejamos, por muito que ansiemos por risos, alegria, a normalidade de volta, se deixarmos de sentir a dor dos outros estaremos mortos. E só um sentimento profundo de que existimos coletivamente nos permitirá reconstruir a vida.

*Diretora

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG