Opinião

Sabe o que é uma stablecoin?

Sabe o que é uma stablecoin?

Quando se trata de criptomoeda, muitos investidores optam por moedas alternativas, as stablecoins - literalmente "moedas estáveis"?- que não são tão voláteis como a bitcoin ou o ethereum e se apresentam como o caminho das pedras na aproximação do sistema financeiro tradicional à tecnologia blockchain.

Antônio Neto Ais, CEO de uma das mais antigas empresas de tecnologia blockchain do Brasil, presente também no mercado europeu, diz que elas representam "o melhor dos dois mundos": a estabilidade da moeda tradicional e a agilidade das moedas digitais.

As stablecoins garantem mais segurança ao mercado, porque gozam das melhores características de cada um dos sistemas. Pelo lado "tecnológico", asseguram a transparência que os sistemas de decisão descentralizada trazem ao mundo financeiro; pelo lado "tradicional" caucionam uma menor oscilação de preço.

Como o valor destas moedas sempre se equipara ao valor da moeda fiduciária a que estão indexadas - normalmente ao dólar -? mas não são centralizadas ou emitidas por governos, pertencendo a empresas privadas - a USDC, da Coinbase, nos EUA; a USDT, da Theter em Hong Kong -?elas têm uma espécie de dupla certificação que as torna mais seguras e atrativas.

Estão a ser utilizadas para reserva de valor, proteção contra a inflação e mesmo para eficiência fiscal, pois a sua forma digital "obriga" a menores taxas e as operações de transação são praticamente instantâneas.

Por exemplo: eu estou em Portugal e quero comprar um imóvel em Londres, o vendedor aceita stablecoin, então eu faço a transação com segurança e rapidez.

Transparência e segurança, o que no caso de uma guerra - como agora acontece na Europa - pode representar a diferença entre fazer - ou não fazer - um negócio.

PUB

*Especialista em Media Intelligence

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG