O Jogo ao Vivo

Opinião

Sprechen sie deutsch?

Portugal, Espanha e Itália têm, há anos, agressivos programas de nacionalidade para combater o envelhecimento, mas atenção, há mais gente a entrar no jogo! Até a poderosa Alemanha lançou um visto para quem quer procurar trabalho.

Alinhado com o maior problema da Europa, precisamente esse envelhecimento - também Berlim percebe que a escolha feita pelo capitalismo de consumo impactou irremediavelmente o seu tecido social.

O consumo compulsivo de serviços e bens - de educação, tecnologia, entretenimento e até de longevidade - deixou os europeus mais ricos, mas mais egoístas e sós.

PUB

A norma familiar é apenas um filho, máximo dois, com muitas pessoas escolhendo viver sós, partilhando uma confortável casa na cidade apenas com animais de estimação. Quando 2,1 filhos por mulher é o necessário para manter uma população estável, logo os alarmes começaram a tocar.

A média europeia é 1,59 e os alemães (1,54), embora não estejam tão mal assim (Portugal é 1,42), percebem que está na hora de apanhar (de novo) o comboio da imigração. Impõem como regra o conhecimento língua. Sprechen sie deutsch?

Mas sorte é o Mundo ter-se desmaterializado e nos dias de hoje muitas decisões relevantes resultarem cada vez mais de processos descentralizados em que a conectividade permite a existência de uma mobilidade global.

Neste contexto volátil, incerto, complexo e ambíguo, esta mobilidade já não é privilégio de poucos, ou mesmo uma possibilidade para muitos -, ela é a norma do futuro e está a transformar radicalmente a maneira como empresas e profissionais atuam no mercado.

Quando as barreiras físicas já não constituem um obstáculo, a fronteira passa a ser a língua. Por isso, é que na resolução deste problema Portugal tem uma vantagem gigante: o Brasil! Lá, muito poucos falam alemão.

*Presidente da Associação Portugal Brasil 200 anos

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG