José Manuel SilvaO declínio de Coimbra, que urge inverterCada vez com menos peso político, Coimbra já é somente o 19.º concelho nacional, com 134 mil residentes (PORDATA), continuando a perder população. Em breve será ultrapassada por Famalicão e Leiria.
José Manuel SilvaVacinas: DGS não defende adequadamente saúde públicaRecentemente rebentou a polémica da não vacinação de crianças, fazendo perigar a vida das próprias crianças e colocando graves problemas de saúde pública. A vacinação salvou a vida e a saúde de milhares de milhões de crianças e os "argumentos" contra a vacinação não têm absolutamente nenhum fundamento científico, como está definitivamente comprovado. Foi demonstrada a falsidade total do artigo que deu origem à lucrativa especulação contra as vacinas.
José Manuel SilvaCoimbra e petição contra despedimento de grávidasSe nada for alterado, Coimbra sentirá cada vez com mais intensidade, no muito curto prazo, as severas consequências da redução da natalidade em Portugal.
José Manuel SilvaPortugal maltrata as grávidas. Estou chocadoTerminadas as funções de bastonário, tenho estado mais em contacto com as pessoas do hospital onde trabalho. Recentemente, em conversa com uma funcionária grávida, no contexto do novo desafio autárquico, ouvi na primeira pessoa, relatada com profunda tristeza e desencanto, mais uma histórica pungentemente chocante.
José Manuel Silva"Multas de sangue"Os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) são procurados por doentes de toda a Região Centro e mesmo de todo o país, em função da sua reconhecida qualidade.
José Manuel SilvaO intencional e negro paralelo entre o SNS e a CGDÉ chocante a disparidade entre responsabilidade médica e bancária. Quando um médico erra, o doente sofre e o risco de penalização disciplinar, civil e penal do médico é bem real. Nenhum médico se pode desculpar com um "erro de avaliação" do doente!
José Manuel SilvaFalsear primeiras consultas hospitalares anualmenteContrariando a lei e a ética, há hospitais e especialidades que, necessitando de seguir os doentes em consultas anuais, em vez de marcarem uma consulta de seguimento, como seria natural, dão alta da consulta aos doentes e pedem aos médicos de família para pedirem nova consulta, como se fosse uma primeira.
José Manuel SilvaCooperação? Um limbo de dificuldades!E.,uma frágil criança de cinco anos evacuada oficialmente da Guiné-Bissau para tratamento médico em Portugal, está há meses sob responsabilidade de uma excecional e voluntária cuidadora informal.
José Manuel SilvaERS e ACSS1 - A auditoria do Tribunal de Contas no âmbito da verificação externa às contas de 2015 da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), mais do que desfavorável, é devastadora, tendo detetado múltiplas falhas. Faltava regulação na Entidade Reguladora...
José Manuel SilvaMédicos sem direito a condições de trabalho?De janeiro de 2014 a setembro de 2016, sem receber uma única resposta, a Ordem dos Médicos (OM) enviou sete participações formais à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), maioritariamente relacionadas com problemas e condições de trabalho no setor público.
José Manuel SilvaPPP na Saúde - analisar e decidir com seriedade As PPP (parcerias público-privadas) de Cascais e Braga encomendaram um estudo que concluiu: a gestão PPP dos hospitais de Cascais e de Braga poupou ao Estado cerca de 200 milhões de euros em quatro anos, uma poupança de entre 20 e 22% comparativamente aos custos que os dois hospitais teriam se fossem geridos pelo Estado... O Hospital de Cascais poupou 53 a 72 milhões de euros e o de Braga 100 a 130 milhões, ambos entre 2012 a 2015."
José Manuel SilvaHistórias do Diabo no SNSOs responsáveis do SNS dizem ter dificuldade em contratar médicos... Pois bem, na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, EPE (ULSLA), o Conselho de Administração (CA) enviou um cirurgião para casa, onde atualmente se encontra, sem trabalhar nem receber, com prejuízo do hospital e dos doentes!
José Manuel SilvaULS. O rei vai nu!Analisaram-se os dois únicos estudos disponíveis que avaliaram o modelo das Unidades Locais de Saúde (ULS). Pelo menos aqueles a que conseguimos aceder, o estudo da ERS sobre o desempenho das ULS e o estudo da IASIST sobre o desempenho clínico dos hospitais do SNS.
José Manuel SilvaDemocratizar e desgovernamentalizar a ADSEEstá em apreciação pública o projeto que cria a ADSE, IP como Instituto Público de regime especial e de gestão participada, que interessa a mais de um milhão de pessoas.
José Manuel SilvaO AVC do quiropráticoUma revisão dos efeitos da manipulação/ajustamento da coluna, a característica do "tratamento" da quiropráxia, levanta sérias preocupações (Ernst. J R Soc Med, 2007; 100: 330).
José Manuel SilvaUm dos truques da destruição do SNSEm Portugal as leis fazem-se e desfazem-se ao sabor de interesses particulares. O mais recente escândalo da CGD é apenas mais um exemplo, com argumentos usados à medida do favorecimento de um administrador, como se fosse o único do Mundo, não obstante os cemitérios estarem cheios de insubstituíveis!
José Manuel SilvaPreparar o fim da Linha Saúde 24A Linha Saúde 24 atendeu cerca de 709 mil chamadas em 2015 - uma média de quase duas mil por dia - e terá alegadamente evitado que 191 mil pessoas fossem aos centros de saúde ou urgências hospitalares.
José Manuel SilvaCarta aberta ao Hospital de SetúbalFomos contactados por vários médicos internos de distintas especialidades devido à publicação da lamentável Circular Normativa 120/16 pelo Centro Hospitalar de Setúbal (CHS), uma inaceitável coação laboral e violação do n.º 1 do artigo 36.º do Regulamento do Internato Médico.
José Manuel SilvaDeputados gostam de gelatina de burro?A Assembleia da República (AR) tem em análise propostas para isentar de IVA a prescrição da "milagrosa gelatina de burro" e os "defumadouros para afastar os espíritos", práticas da "medicina" tradicional chinesa e portuguesa, respetivamente, considerando que são "similares" à medicina científica.
José Manuel SilvaDívidas asfixiantesComo pode um pequeno prestador privado médico sobreviver com dívidas de seis meses do principal cliente, o Ministério da Saúde (MS)?
José Manuel SilvaIGAS e Barreiro. Um mau relatórioLi três vezes o relatório da IGAS (Inspeção-Geral das Atividades em Saúde) sobre o caso dos doentes que perderam a oportunidade de fazer quimioterapia no Hospital do Barreiro.
José Manuel Silva"Desculpem o desabafo"Há quem se admire por muitos médicos abandonarem o SNS para outras opções profissionais. Para ilustrar o atual estado do SNS, publico neste artigo o desabafo de uma colega:
José Manuel Silva"Medicina" Tradicional Chinesa? (2)A gelatina de burro é recomendada num site de "Medicina" Tradicional Chinesa (MTC) como "milagrosa" para uma imensa série de situações clínicas; referem que há muitos estudos científicos, mas não citam nem encontrámos nenhum.
José Manuel Silva"Medicina" tradicional chinesa? (1)"Um irmão de Rafael, jovem robusto, quando tratava de negócios na cidade de Arimino (hoje Rimini, Itália), foi atacado de febre. Tratado por qualquer forma pelos médicos, trouxeram-no a Ancona, onde, ao ser tratado, no mesmo dia em que bebeu uma purga enlouqueceu.
José Manuel SilvaRepor, poupar e resolver problemasDepois de repor as 35 horas como referencial de trabalho na Função Pública, o Governo perdeu autoridade moral e económica para prolongar o período da troika e continuar a obrigar os médicos a fazer centenas de milhares de horas extras sem pagar o seu valor real. Já bastam os baixos salários base.