Opinião

De Marega a George Floyd

De Marega a George Floyd

Os sites neonazis têm crescido por todo o Mundo e a sombra da cruz suástica também se reflete cá dentro. O Relatório Anual de Segurança Interna identificou três grupos ativos em Portugal e, em maio, os fiscais das secretas avisaram para os riscos de "extremismos violentos" de grupos conotados com a "supremacia branca".

O assunto é muito sério. Tão sério quanto a indiferença generalizada que a maioria dos portugueses denota, incluindo políticos, pelas questões do racismo e xenofobia. Há muitas lágrimas por George Floyd que são hipócritas, como fingidas são muitas das presenças em manifestações.

Dúvidas? O mais recente estudo do observatório do Centro Nacional de Cibersegurança revelou que os portugueses estão pouco preocupados com o discurso extremista que encontram online. Só 46% consideram o racismo um crime grave.

Portanto, não será a justiça supérflua das redes sociais, espelhada em cartazes infelizes erguidos nas ruas, que mudará o cenário. A verdade é que o debate contra o racismo não é novidade por cá. O problema é que se tem alimentado apenas por acontecimentos que geram buzz, como, por exemplo, o caso Marega. Sem marchas ou cartazes, nos Aliados ou na Alameda, diluem-se à mesma velocidade que se espalham pela Internet. Agora, com o epicentro nos EUA, o tema ganhou universalidade, mas também radicalismos. De um lado e de outro. E apagar o passado nunca parece ter sido uma boa receita para o futuro. Porque, como diria Mahatma Gandhi, "olho por olho, o mundo acabará cego".

O racismo não se elimina a decapitar estátuas ou a retirar filmes das televisões. Combate-se com políticas e com uma Justiça inclusiva e rápida. Combate-se quando os estados olharem de uma forma séria para a desinformação, para as "fake news" e para o ódio racial. Esta é a batalha que tarda e que não se vislumbra. Tudo o resto, é alimentar aqueles que com os seus radicalismos façam com que George Floyd nunca consiga realmente mudar o Mundo.

Diretor-adjunto

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG