Opinião

Responsabilidade e bom senso

Responsabilidade e bom senso

Ainda nem há um mês, no regresso de várias viagens profissionais a algumas capitais e cidades europeias, escrevia aqui no nosso JN sobre a questão do coronavírus defendendo que não devíamos cair no oito nem no 80. Sugeria que enfrentássemos o problema sem entrar em histerismos, mas também sem menosprezar os seus perigos de propagação mundial.

Revisitando a situação com os novos desenvolvimentos conhecidos, mesmo com a OMS ainda hesitante em declarar a pandemia que já me parece evidente, julgo que voltamos a precisar de muita responsabilidade e bom senso para tentar evitar que a situação se torne dramática quando por cá aparecer, e agora já considero um milagre que nunca venhamos a ter em Portugal um caso de infeção positivo.

Não quero ser como aqueles que parecem lamentar que a Europa não seja uma ditadura, só porque assim é que o vírus se afugentava melhor, mas também não me apetece entrar em considerações fantasistas sobre a disciplina cívica das populações dos países europeus. Neste momento, acho que a luta possível e os esforços que se desenvolveram para tentar que este vírus não se alastrasse pela Europa estão praticamente condenados ao fracasso. Assim sendo, acho que as entidades responsáveis deviam concentrar a atenção e os recursos muito mais na proteção e criação de redomas à volta das pessoas mais vulneráveis, desde logo doentes e idosos, para quem uma infeção pode causar prejuízos irreparáveis, em vez de perderem tempo e dinheiro em tentativas vãs de evitar que alguma vez, algum dia, alguém venha a ser infetado por estas bandas. Não há indicações de que estas infeções sejam fatais para todos e, por isso, todos devemos ter a responsabilidade e o bom senso de aceitar que o Estado e as autoridades médicas privilegiem uma proteção mais efetiva dos mais vulneráveis, em detrimento de pessoas como eu, que não me considero englobado nesse universo. Por mim, estejam à vontade, em nome dos que mais precisam.

*Empresário

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG