Opinião

Tirei férias para ler 14 livros!

Tirei férias para ler 14 livros!

Olá, estimado leitor. Lembra-se do número de livros ou páginas que foi capaz de ler naquelas férias em que mergulhou na leitura mais do que em todas as outras vezes? Nas linhas a seguir, vai perceber que o Guinness não é para si......

Numa das revistas semanais que se publicam em Portugal, resolveram perguntar a várias pessoas que livros iriam levar para férias. Como eu próprio estava de férias, dei-me ao trabalho de gastar algum tempo a ler as diferentes escolhas. Dei o tempo por bem empregue, porque soltei várias gargalhadas, e uma das coisas que gosto de fazer nas férias é rir. Com gosto.?

Como os leitores, mesmo os que estão de férias, não as tiraram para gastar muito tempo a ler crónicas destas, vou tentar ser sucinto, focando-me apenas numa das respostas publicadas. O leitor está sentado? Olhe que vai precisar. Estamos a falar de 4980 páginas para ler nas férias! Quatro mil novecentas e oitenta páginas! Assim, por extenso, ainda parecem mais.

4980 páginas distribuídas por 14 livros. Há que notar que a escolha dos livros foi abrangente. Há homens e mulheres. Reinos e duelos. Deus e o Demónio. Sonatas e combates. Pequenas Virtudes e uma estrada Leste-Oeste. Um incorrigível, um integrado marginal e um homem de confiança. Boa malha.

4980 páginas escritas por 14 autores. Uma diversidade para não maçar, imagino. Masculinos e femininos. Nacionais e estrangeiros. Mais conhecidos e menos conhecidos. Clássicos e mais modernaços. Nada contra.

4980 páginas levam algum tempo a ler. Especialmente se a ideia for ler todas. Da leitura da revista escapou-me a duração das férias, o que é um dado relevante. Também foi impossível apurar quantas horas desses dias de férias seriam para dedicar à leitura dos livros carregados. Desconheço também a velocidade da leitura, que para o prof. Marcelo será uma, e outra para um leitor menos praticante.

4980 páginas, mesmo considerando um tempo médio de leitura de apenas três minutos por página, obrigam a 14 940 minutos de leitura. Feitas as devidas contas, 249 horas. Se as férias forem de 15 dias trata-se de ocupar 16 horas por dia a ler os 14 livros. Sobram oito horas para dormir. Ou para fazer outras coisas, sabendo-se que algumas são compagináveis com a leitura, como comer, beber e fazer umas festas - ao animal de estimação que também tenha ido de férias. Até receio pela alimentação do bichano...

PUB

*Empresário

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG