Opinião

#maquilhagem

He Yuhong é uma bloguer chinesa que, através da maquilhagem e outros truques, consegue ficar na pele - no caso, com a cara - de várias celebridades, entre as quais está o nosso Cristiano Ronaldo.

São impressionantes as transformações desta mulher, que tem 560 mil seguidores no Instagram (yuyamika7) e que pretende mostrar que, com maquilhagem e técnica certa, podemos ser quem quisermos. O trabalho desta artista deixa-nos a pensar. E desconfiados. O que He Yuhong faz é arte. Pura. Boa. Não é para todos. Mas nem todos estariam interessados em aprender. Afinal, há tantos profissionais da manipulação que andam de cara lavada e nada lhes acontece.

Os políticos, por exemplo. Basta voltar atrás no tempo para verificarmos que António Costa diz coisas que Passos Coelho disse e que o partido de Passos Coelho critica o que outrora apoiou. Esses senhores, que se saiba, só se maquilham quando vão à televisão, não por ser arte, mas para ficarem mais telegénicos. Na televisão, porém, também se tenta a arte da "cara de outro". Volto a falar nos dois reality shows que ninguém-vê-mas-toda-a-gente-conhece. Pelos vistos, dizem revistas especializadas em maquilhar notícias com pó cor de rosa, nem tudo o que nos mostram é. Ou seja, estamos perante peças de mau teatro com agricultores arranjados à pressa e concorrentes maquilhadas de mulher. De bom, só as paisagens.

*Jornalista