Maria Manuel Leitão MarquesA União Europeia foi a votos As eleições nacionais em alguns estados da UE começam a ser vistas como uma espécie de referendo à própria ideia de União. Em alguns casos, como na Hungria, são apenas um indicador de uma onda mais a favor ou mais contra políticas ou valores europeus. Em outros, como foi o caso das eleições francesas este domingo, sentimos que foi a própria União que foi a votos.
Maria Manuel Leitão MarquesOlhar a guerra de fora da EuropaFora da Europa, há uma parte do Mundo que vê a guerra da Ucrânia com olhos e sentimentos bem distintos dos nossos, como se fosse um conflito local, que não lhes diz respeito, abstendo-se, por isso, de condenar a invasão russa.
Maria Manuel Leitão MarquesNem tudo o que parece é verdeA etiquetagem "respeitador do ambiente", "eco" ou "verde" tornou-se quase uma moda que responde a um desejo dos consumidores, mas que nem sempre se baseia numa prova consistente. Chama-se "greenwashing", esta prática de dar um banho de verde a produtos ou serviços que de verde têm pouco e depois se revelam não sustentáveis e até piores do que as alternativas.
Maria Manuel Leitão MarquesCuidar não é coisa (apenas) de mulher Estima-se que, na União Europeia, haja mais de 6,3 milhões de trabalhadores no setor do cuidado formal e 44 milhões de cuidadores informais, que se ocupam de pessoas com dependência que são muitas vezes familiares.
Maria Manuel Leitão MarquesO Governo visto ao longe Visto de fora, o novo Governo merece, por ora, três apontamentos em jeito de elogio.
Maria Manuel Leitão MarquesUma geração europeia Sair da bolha, o mote que escolhi para esta coluna, exige encontrar o modo mais adequado de passar a mensagem europeia, e o modo de funcionamento das suas instituições, a um número maior de cidadãos.
Maria Manuel Leitão MarquesSaber história Estudar história não é apenas importante para conhecer o passado. É também indispensável para perceber o presente e até para planear o futuro.
Maria Manuel Leitão MarquesMulheres: o ónus da prova Outrora não votavam apenas porque eram mulheres. No início do "Estado Novo", em 1933, uma minoria passou a poder votar se tivesse o Ensino Secundário ou um curso especial.
Maria Manuel Leitão MarquesA guerra da (des)informação Não é novidade que as guerras também se perdem ou ganham na informação.
Maria Manuel Leitão MarquesChips: cinco letras que fazem correr o Mundo Estão em todo o lado, servem para muita coisa e vão servir para muito mais. Os chips estão nos telefones e nos automóveis, em eletrodomésticos e equipamentos médicos, em computadores, robôs e muitos outros equipamentos eletrónicos de consumo corrente ou industrial.
Maria Manuel Leitão Marques15 anos de cartão de cidadão Fez esta semana 15 anos que na ilha do Faial foram entregues os dois primeiros cartões de cidadão: à melhor aluna do liceu da Horta e ao cidadão mais velho da ilha, precisamente na terra onde nasceu o presidente da República Manuel de Arriaga, o primeiro cidadão a receber um bilhete de identidade, quando ele se tornou obrigatório, em 1914.
Maria Manuel Leitão MarquesAs reformas Têm sido muitos os comentadores a pedir "reformas", afirmando que agora há condições para elas. Alguns são os mesmos que se pronunciaram contra a maioria absoluta, mas que rapidamente se converteram às vantagens dela.
Maria Manuel Leitão MarquesMaiorias Durante esta campanha eleitoral e nos dias imediatos, discutiu-se a alegada "maldade" de uma maioria parlamentar absoluta.
Maria Manuel Leitão MarquesQuem não gosta do SNS? O meu Pai, que era médico, sempre me ensinou que o hospital não se escolhe pela qualidade da hotelaria, mas sim pela qualidade dos serviços de saúde, e eu aprendi a lição. Sou utente do SNS que já me salvou a vida uma vez.
Maria Manuel Leitão MarquesFrutos de uma política com visão Em geral, não é notícia o que corre bem nas políticas públicas, nem durante as campanhas eleitorais, nem fora delas. É o caso da política científica e dos bons resultados que tem tido em Portugal.
Maria Manuel Leitão MarquesSerá o Estado assim tão "pesado"? "O mundo está a entrar numa nova era de grandes administrações públicas" - tal é o título de um artigo recente da insuspeita revista liberal "The Economist".
Maria Manuel Leitão MarquesA continuidade das políticasRaras vezes uma política, por melhor que ela seja, resiste a uma mudança de Governo. Aprendi esta lição com o José Mariano Gago mesmo antes de sair do Governo, em 2011. Lembro-me de ele me dizer que a Direita em Portugal tem muito pouco respeito pela herança que recebe de governos de Esquerda e arrasa tudo sem dó.
Maria Manuel Leitão MarquesUm apelo aos não-vacinados Nos meus tempos de estudante na universidade, para renovar a matrícula, era obrigatório ir ao BCG fazer a prova tuberculínica e tomar a vacina se fosse necessário. Nunca me ocorreu que isso violasse a minha liberdade individual. Pelo contrário, sempre achei que o procedimento me protegia da tuberculose, a mim e aos outros com quem convivia diariamente.
Maria Manuel Leitão MarquesUm Pacto para a Conciliação Quantas mulheres não tiveram já de recusar um convite para um lugar de direção, um cargo político ou tão-só para um passeio, um café com as amigas em relaxada cavaqueira e quantas não o fizeram tristes, mas com uma interiorizada sensação de inevitabilidade, porque os filhos são pequenos, os pais estão velhos e precisam delas, a casa não resiste à sua ausência, o tempo livre é curto e para ser "desperdiçado", e o mais que elas sabem muito bem?
Maria Manuel Leitão MarquesO elogio da política Nesta fase de preparar listas, campanhas e programas para as eleições é comum falarmos mais sobre a política.
Maria Manuel Leitão MarquesChoques profissionais O programa da União Europeia, lançado esta semana no Porto pela ministra Ana Mendes Godinho, para requalificar profissionais no desemprego ou em profissões em risco, e que permite o desenvolvimento de competências em áreas com maior procura de trabalhadores qualificados, é um excelente passo para vencer um grande desafio que aí vem, com a dupla transição digital e climática.
Maria Manuel Leitão MarquesOs "espiões" da democraciaA semana passada participei na Missão de Observação Eleitoral da União Europeia às eleições municipais e regionais da Venezuela, dirigida pela minha colega Isabel Santos.
Maria Manuel Leitão MarquesO salário mínimo24,8% é a percentagem de trabalhadores que, em Portugal, auferem salário mínimo, 52 % dos quais são mulheres.
Maria Manuel Leitão Marques"Chega de saudade"Por dois anos consecutivos, a América Latina foi deixada de fora do discurso do estado da União da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, infelizmente, um sinal de que esta região não tem sido uma prioridade para a União Europeia.
Maria Manuel Leitão MarquesTudo em Lisboa?Depois da interrupção da pandemia, voltou em boa hora a Web Summit, como espécie de festival de ideias e alguma reflexão sobre o futuro digital, talvez menos do que se esperaria, tendo conta o momento desafiante que se vive no mundo das tecnologias. Mas é de saudar o retorno e o êxito da iniciativa.