Miguel Conde Coutinho#vacinem-seO presidente da República, o primeiro-ministro, a ministra da Saúde e os seus adjuntos, a diretora-geral da Saúde e o seu gabinete, o responsável pelo plano de vacinação covid-19 e todos os que têm responsabilidade na condução do combate à pandemia já deviam estar há muito vacinados.
Miguel Conde Coutinho#eleiçõesSó admite o adiamento de eleições um político que não aprecia a democracia e vê o ato eleitoral como um aborrecimento. E que se coloca ao lado de muitos nas redes sociais que desvalorizam a campanha eleitoral e a consideram uma regalia dada aos candidatos, como se as eleições não fossem um privilégio de todos.
Miguel Conde Coutinho#presidenciaisRestam poucas dúvidas de que nas presidenciais haverá recorde de abstenção, por várias razões: Marcelo tem a vitória assegurada (embora arrisque uma segunda volta); a pandemia não vai dar tréguas durante muito tempo; mantém-se a convicção nacional de que a Presidência da República é uma instituição com pouca relevância prática; e não esqueçamos o principal fator, que é esta pobre coleção de candidatos, incapaz de entusiasmar para além dos mais fervorosos apoiantes.
Miguel Conde Coutinho#animaisCaçar de barriga cheia parece-me uma contradição insanável, a não ser em circunstâncias rigorosamente bem definidas.
Miguel Conde Coutinho#improvisaçãoSe Portugal fora como o Miles Davis, não me importaria a alegada incrível capacidade de improvisação que habitualmente celebramos.
Miguel Conde Coutinho#tristehistóriaNos CTT o vidro embaciado era a fronteira para uma entrada no Portugal de hoje. Mascarado, mas sem grande respeito pelas regras (acumulavam-se clientes e ninguém controlava entradas); aparentemente organizado, mas pouco eficiente; pessoal simpático, mas fechado dentro dos seus próprios dramas.
Miguel Conde Coutinho#arrogânciaA linha entre a ignorância e a arrogância é muito ténue e os portugueses são particularmente cruéis e impiedosos com o erro, com a incapacidade temporariamente demonstrada.
Miguel Conde Coutinho#velhahistóriaViva Portugal, o país onde os deputados discutem contratos públicos como se não fossem para cumprir, onde o Governo assina contratos de 3,9 mil milhões como se fossem papéis para guardar, e os partidos brincam com o futuro do país como se o futuro não fosse de todos nós.
Miguel Conde Coutinho#maisRSIÉ uma falência moral e social ser motivo de contestação uma prestação social de solidariedade entregue a uma população extremamente desfavorecida. Usar pobreza como arma de arremesso retórico é a manifestação da miséria política, o sinal do desespero pelo poder, o símbolo de uma ganância sem escrúpulos por votos.
Miguel Conde Coutinho#eraprevisívelNo início de setembro, arrisquei fazer uma previsão sobre o que nos esperava nos meses seguintes. Talvez chamar-lhe risco seja demasiado - era fácil acertar.
Miguel Conde Coutinho#exceçãonormalÉ difícil defender isto, estando em causa uma crise sanitária, mas é preciso ser claro: a pandemia não pode ser uma via aberta para abusos democráticos sem real fundamento.
Miguel Conde Coutinho#efeitotrumpÉ possível que Joe Biden vença - seria um acontecimento que quase redimiria este maldito 2020 -, mas já ninguém resolve o Mal plantado no Mundo por quatro anos de Donald Trump na Casa Branca.
Miguel Conde Coutinho#cinemanacionalA questão é complexa, mas há coisas em que não devia haver dúvidas. Seria um erro desobrigar fiscalmente multinacionais de streaming em crescimento vertiginoso, cuja influência implica uma mudança tectónica no cinema e audiovisual em todo o Mundo.
Miguel Conde Coutinho#escolascovidNão faço ideia o que levou Mário Nogueira a elaborar uma lista com casos covid-19 nas escolas.
Miguel Conde Coutinho#saúdementalAcumulam-se as evidências de que o novo coronavírus tem um efeito provavelmente mais pernicioso do que as potenciais consequências físicas da covid-19.
Miguel Conde Coutinho#castradosO ano de 2020 está a ser inclemente e as anormalidades não param: em Portugal tornou-se aceitável debater o que não poderia nunca gerar debate algum.
Miguel Conde Coutinho#operaçãolexOs acontecimentos descritos na Acusação da Operação Lex são um escândalo nacional que devia envergonhar a Justiça - a grande doença nacional, grande responsável pelo atraso endémico do país.
Miguel Conde Coutinho#coragemsocialSaibamos todos gerir a ansiedade, cumprir regras básicas e medir a proporção certa dos perigos relativos da pandemia, e algumas consequências serão mais diluídas.
Miguel Conde Coutinho#oquevemporaíO verão está a acabar, o Mundo está por refazer e há uma poeira no ar, que não assenta e aguarda pela tempestade que vem por aí.
Miguel Conde Coutinho#filhosnasredesA Sara, que conheci vagamente e não vejo há pelo menos uma década, tem duas filhas, gosta de fazer bolos e de exibir, as meninas e os bolos, no Facebook. Mal conheço o João e sei como se chamam os seus filhos, um menino e uma menina, que gostam de mar e de surf .
Miguel Conde Coutinho#àminhamulherTrazes a nossa casa na voz e é a tua voz constante que se ouve nestas paredes que vamos fazendo subir, uma comoção de cada vez.
Miguel Conde Coutinho#racistasOs vergonhosos episódios racistas desta semana são chocantes, mas não surpreendentes.
Miguel Conde Coutinho#avanteÉ evidente que o Avante! é um ato político, organizado por um partido político e que tem objetivos políticos: unir o eleitorado comunista e exibir a vitalidade do partido.
Miguel Conde Coutinho#háracismoNão caiam na armadilha favorita dos populistas, em especial os da extrema-direita - fazer afirmações que aparentemente são o cerne de uma questão da atualidade, mas que tem apenas o objetivo de desviar a discussão para o vazio intelectual.