Opinião

#esquerdadireita

Ganhar dinheiro não é mau, mau é dizer que é mau ganhar dinheiro exatamente da mesma forma que se vai ganhar bom dinheiro. Isto não é sobre bloquismo, nem sequer sobre política. É uma questão de educação básica. Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti.

Mas a educação não abunda entre os arrivistas e outros bem-falantes que por nada conseguem muito e que chegam longe em representação dos cidadãos, sem nunca terem estado perto deles. Talvez se conhecessem mais sobre as pessoas que querem liderar, soubessem melhor que o povo português é sereno e até gosta bastante de um chico-esperto. Gosta pouco é de um chico armado em mais esperto do que os outros, que por sinal não parece sequer ser muito inteligente. Outra regra básica: quem tem telhados fraquinhos não fala sobre as construções alheias.

Arreganhou os dentes a malta de Direita, que, ridículos, se deliciaram com o argumento absurdo de que quem é de Esquerda tem de ser pobre, esquecendo-se, também em movimento não muito inteligente, que isso significa o igual absurdo de que só pode ser de Direita quem é rico.

Uns e outros talvez se devessem calar e fazer mais por todos nós e menos uns pelos outros. Há muito por resolver neste país com dois milhões de pobres, todos de Esquerda ou de Direita, com direito a esperarem muito mais da Esquerda e da Direita.

JORNALISTA