Opinião

Um Dragão em família

Um Dragão em família

Pior que jogos adiados ou jogos contra 9, depois contra 8, depois contra 7, depois contra 6, é ver os nossos adversários temerosos e pouco crentes.

Durante a semana que antecedeu a vitória frente ao Estoril (e que grande jogo fizeram os canarinhos), várias foram as teorias, os temores, as comparações com os novos (B SAD) do Restelo, todo um manancial de contrainformação que pretendia criar a narrativa de que o F. C. Porto só tinha uma hipótese moral: adiar o jogo. Tudo o que não passasse pelo adiamento seria, ainda que regulamentar, um atentado à verdade desportiva. Chegados ao dia do jogo, o F. C. Porto tem mais indisponíveis por razões médicas do que um Estoril a respirar saúde. A demagogia é pandémica.

Regressar aos balneários a perder por 2-0 e operar uma reviravolta no marcador ao minuto 89, é histórico. Só ao alcance de uma equipa altamente comprometida com a sua História, os seus objectivos e desígnios. Na primeira parte, um lance de azar e um outro onde a racionalidade parou, puseram em causa a forte entrada no jogo dos dragões. Tudo tomava um curso irremediável. Este Estoril é equilibrado e podia ser letal. O golo "madrugador", após o intervalo, introduz a componente de reequilíbrio que tudo torna possível. Depois, Díaz a desbloquear pela esquerda até ao empate que já (a)parecia tardio. Para o fim, guardada estava a apoteose. Dois jogadores a combinar a jogada a meio-campo, plenos de crença, Luis Díaz a receber, a procurar a linha que não seria a do golo mas sim a do cruzamento para o fulminante remate de Francisco Conceição. A emoção entre pai e filho, acabado de entrar para substituir um central pela ambição do pai treinador. Jogos assim podem dar títulos.

Positivo: Diálogo entre Fábio Vieira e Francisco Conceição ao minuto 89, onde o primeiro incita o segundo a correr para o golo. E foi. Épico.

Negativo: Demagogia à volta da anulação de um golo ao Estoril pela intensidade da falta sobre Evanilson, fintando uma cotovelada evidente a Taremi.

*Adepto do F. C. Porto

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG