Miguel Pinto LuzO outro lado As leis da guerra só são cumpridas em tempos de paz. Este paradoxo é comprovado a cada conflito que emerge. Quando as bombas param e as batalhas silenciam, surgem os relatos e as imagens do horror. O alívio do fim é atropelado por uma náusea profunda. Não há racionalização possível para o que acontece guerra após guerra.
Miguel Pinto LuzMurphy era um otimistaTal como uma fatia de pão cai sempre com a manteiga para baixo, o aparecimento de uma pandemia e a perspetiva preocupante do reaparecimento de alguma inflação na União Europeia deixariam Murphy orgulhoso.
Miguel Pinto LuzMikhail e AnniaMikhail e Annia têm três filhos. São ambos engenheiros, tinham uma situação profissional estável, ele no setor público, ela numa multinacional. São uma família tradicional, que aproveita os tempos livres para passar tempo de qualidade com as suas crianças. Passear no parque, ir à praia ou comer um gelado são momentos, até há pouco, habituais na vida desta família. São uma família feliz. Porém, de um momento para o outro, tudo mudou. A guerra chegou e tudo o que conheciam desmoronou-se.
Miguel Pinto LuzO acordar da velha EuropaA guerra na Ucrânia apanhou-nos a todos desprevenidos, aquilo que se pensou previamente ser mais uma jogada de xadrez de Vladimir Putin para anexar os territórios do Leste da Ucrânia, em lógica similar à anexação da Crimeia, revelou-se um ataque total a todo o país, inclusive à sua capital Kiev.
Miguel Pinto Luz"O antídoto Ayuso"Há demasiados anos que ouvimos que Portugal está na cauda da Europa, todos o sabemos e lamentamos. Porém, esta posição devia fazer-nos olhar para o pelotão da frente, observar o que fizeram bem e principalmente aprender com os seus erros.
Miguel Pinto LuzReconstruir uma alternativaÀ hora a que escrevo este artigo, ainda não estão disponíveis os resultados finais. Porém, todas as sondagens de boca de urna e tendências apontam para uma vitória clara do Partido Socialista e para uma maioria de Esquerda no Parlamento.
Miguel Pinto LuzBeatriz: mulher, hospital e exemploBeatriz Ângelo foi médica, republicana e a primeira mulher a votar em Portugal, dava também nome ao Hospital de Loures, PPP gerida pelo grupo Luz Saúde. Hoje o hospital passa a ter gestão pública. Muda-se o modelo de gestão, muda-se o nome, cai a homenagem e perde-se qualidade.
Miguel Pinto LuzNúmeros de mudançaUm novo ano é sempre um tempo de esperança e 2022 entra com óbvios e numéricos ventos de mudança. A pandemia acelera, a análise estatística diária relativa à covid continua, mas agora dando-nos a segurança que estamos quase lá, no novo normal.
Miguel Pinto LuzFelizmente há Natal!É Natal! Há casa cheia, mesa farta, risadas e tradições. Há o bacalhau, o peru, a árvore de Natal pirosa e as rabanadas, que nunca serão tão boas como as da saudosa avó. Há a alegria das crianças e alguém toscamente mascarado de Pai Natal e identificado mal entra na sala.
Miguel Pinto LuzCoragem para olharO Papa Francisco é, na Igreja, no Mundo e no nosso tempo um homem único. Detém o carinho e a admiração de crentes e não crentes, que cativou com a personalidade espontânea, brincalhona e humilde, e cujo respeito ganhou pelo seu progressismo, humanismo e clareza.
Miguel Pinto LuzPortugal, ambição e esperançaÉ o título da Moção de Estratégia Global apresentada por Paulo Rangel na sua candidatura ao partido. Quem me conhece ou quem me tem lido sabe o quanto me identifico com estes desígnios e o quanto tenho lutado por eles, nestes mais de 20 anos em cargos políticos.
Miguel Pinto LuzPSD - um gigante que acordaMuito se tem falado da fragmentação da Direita política portuguesa, do aparecimento de novos partidos e até de uma crise. O precipitar de eleições pode à primeira vista indicar que no quadro até agora pintado, não há hipótese de alteração ao nível governativo. Na minha opinião, nada mais errado.
Miguel Pinto LuzA culpa é de CostaNo momento em que escrevo este artigo, o chumbo do Orçamento do Estado e a dissolução da Assembleia da República são uma quase certeza. Mas mesmo que por golpe de mágica assim não seja, de uma coisa estamos certos, a geringonça quebrou.
Miguel Pinto LuzTempo de dizer presenteTerminou o ciclo autárquico e o PSD esteve à altura do desafio, concentrou-se no essencial e deu as condições necessárias de estabilidade e coesão interna para a prossecução dos objetivos. Foi um partido maduro e responsável. Num saldo francamente positivo, ganhámos 31 câmaras e perdemos 15.
Miguel Pinto LuzAutárquicas do avessoEsta será a minha última crónica até às eleições autárquicas de 26 de setembro. Sendo autarca e recandidato, considero ser prudente afastar do ruído eleitoral este Jornal e esta coluna que, com gosto, assino quinzenalmente.
Miguel Pinto LuzO dilema de CostaO trágico acidente ocorrido com o carro que transportava o ministro Eduardo Cabrita trouxe novamente à discussão a necessidade premente de substituir este ministro.
Miguel Pinto LuzOs custos da ideologiaAs palavras e expressões transportam em si muito mais do que o seu significado primário, têm sentimentos associados. As PPP são disso exemplo cabal, consequência das inexplicáveis parcerias público-privadas rodoviárias e do debate político conexo, esta expressão carrega em si uma nuvem negra de prejuízo para o Estado e rendas garantidas para privados.
Miguel Pinto LuzA Europa ainda faz sonhar?Há uns anos, numa visita a Bruxelas, cruzei-me com um casal improvável, um sérvio e uma croata. Tinham passado somente um par de anos desde a guerra da Jugoslávia, mas aquele jovem casal tinha um sonho para a sua geração e para os seus países. A adesão à União Europeia.
Miguel Pinto LuzO que o centro-direita precisaCom gosto marquei presença, ontem, na convenção do MEL.
Miguel Pinto LuzTeremos sempre ParisOs ranchos de trabalhadores agrícolas, que se deslocavam pelo país pernoitando em armazéns apinhados são memórias ainda muito presentes no nosso país rural. Os bailes, a gastronomia e toda a etnografia fazem parte da nossa herança cultural. Tal como a pobreza que se vivia.
Miguel Pinto LuzUm acidente aéreoDurante um dia normal de trabalho, recebo um email de um "head hunter" internacional. Embora feliz com a minha situação profissional, gosto sempre de avaliar como está o mercado e o quanto me valorizam.
Miguel Pinto LuzA culpa é nossaAs decisões do processo de instrução da Operação Marquês chegaram à opinião pública com estrondo.
Miguel Pinto LuzGás, rubis, praias e crianças decapitadasEste é o cenário real na província natal de Filipe Nyusi, presidente moçambicano.
Miguel Pinto LuzUma lição de vidaA Seleção de andebol conseguiu o feito inédito de se apurar para os Jogos Olímpicos. Nuns últimos 10 segundos de jogo emocionantes, Portugal carimba o passaporte para Tóquio.
Miguel Pinto LuzQuem paga esta TAP socialista?A pandemia trouxe a crise a diversos setores da economia e, sem dúvida, um dos mais impactados à escala global é o da aviação. Com os voos suspensos ou reduzidos ao mínimo, as companhias aéreas aterram em dificuldades.