Opinião

A culpa é de Costa

No momento em que escrevo este artigo, o chumbo do Orçamento do Estado e a dissolução da Assembleia da República são uma quase certeza. Mas mesmo que por golpe de mágica assim não seja, de uma coisa estamos certos, a geringonça quebrou.

A solução antinatura, desenhada por António Costa como tábua de salvação de uma derrota eleitoral e de uma morte política certa, resulta hoje no desvirtuamento dos partidos do espectro político nacional. Na esquerda, com Bloco e PCP a perderem a sua matriz de protesto, reivindicativa e sindical. Na direita, o CDS de Cristas inebriado pelo resultado autárquico de Lisboa, em 2017, a esquecer a sua máxima de sempre: "à direita do CDS, a parede", abrindo assim espaço para o aparecimento de novos partidos: Chega e IL. No caso dos partidos do centro, o PSD, por culpa própria, demorou demasiado tempo a consciencializar-se que uma derrota parlamentar supera uma vitória eleitoral.

Mas apesar deste novo paradigma ter como criador António Costa, também o PS é atingido com força nesta onda transformadora e descontrolada. A geringonça e o fechar de portas ao centro tornaram o PS e o Governo reféns de agendas pouco moderadas e senhores de uma total ausência de estratégia para o país. Este Governo tem o futuro a prazo, de resto como todos, mas nesta navegação à vista guiada com ventos de esquerda, sempre contrários a bombordo, esqueceu o país. O socialismo, que Mário Soares meteu na gaveta, espreita agora pela mão de Pedro Nuno Santos. O PS desvirtuou-se, e ao contrário de todos os outros partidos, continua inebriado por Costa e pelo poder, não se apercebendo da sua mutação.

A criação de Costa afetou o país político, afetou o PS, mas fez pior, afetou-nos a nós, portugueses e ao nosso futuro. Congelou as reformas que tanto precisávamos, coartou a liberdade de sonhar e tira-nos dia a dia a ambição de sermos mais, de sermos melhores.

No país do passa-culpas, desta vez ninguém tem dúvidas: A culpa é de Costa!

Engenheiro e autarca do PSD

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG