Opinião

Os custos da ideologia

Os custos da ideologia

As palavras e expressões transportam em si muito mais do que o seu significado primário, têm sentimentos associados. As PPP são disso exemplo cabal, consequência das inexplicáveis parcerias público-privadas rodoviárias e do debate político conexo, esta expressão carrega em si uma nuvem negra de prejuízo para o Estado e rendas garantidas para privados.

Mas não tem de ser assim, aliás, não é assim. As PPP da saúde partilham o nome, mas nada têm que ver com as suas homónimas de má fama. O próprio tribunal de contas associava-lhes poupanças ao erário público superiores a 200 milhões de euros, entre 2014 e 2019. Muito dinheiro arrecadado e um nível de serviço sem dúvida superior.

Os hospitais de Braga, Cascais, Loures e Vila Franca de Xira deveriam ser o orgulho do contribuinte e o exemplo no SNS, mas tal não aconteceu, estes partilhavam entre si o bom modelo de gestão mas também uma temível designação: parceria público-privada.

Esta designação foi o álibi perfeito para a asneira ideológica. Marta Temido, a ministra, impôs os seus dogmas, trocando a qualidade de serviço e os ganhos financeiros, pela velha panaceia do SNS totalmente público. A mitologia venceu a razão e assim acabaram os hospitais público-privados.

A ausência de pragmatismo na gestão pública é uma doença grave deste Governo. A TAP tem de ser pública, mesmo que isso a leve à falência. A Educação tem de ser pública, mesmo que com pior ensino. A Saúde tem de ser pública, mesmo que mais cara. Não lhes interessa a sustentabilidade, o custo ou a qualidade, só a pureza ideológica na gestão estatal é relevante.

Esta guerra público-privada não traz qualquer ganho ao país. O paradigma tem de mudar. Os preconceitos têm de ser vencidos e o foco da governação têm de ser as pessoas, as suas necessidades e a relação qualidade-custo dos serviços prestados. Um caminho tão simples e óbvio, infelizmente, destronado pela opção deste Governo de nos impor os custos da sua ideologia.

Engenheiro e autarca do PSD

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG