Opinião

A festa da democracia

A festa da democracia

As eleições autárquicas são a grande festa da democracia e isso ficou demonstrado, uma vez mais, no passado domingo.

O Porto voltou a ser exemplo de liberdade democrática, com os eleitores a mostrarem que é possível escapar ao maniqueísmo da política partidária. Desde logo, pela reeleição de Rui Moreira para o terceiro mandato, mantendo uma condição - única no país, refira-se - de genuína independência. Mas também por ter penalizado o PS, castigando a forma errática como abordou estas eleições.

Em Lisboa, deu-se o grande fenómeno democrático da noite, chamado Carlos Moedas. Uma vitória pessoal e intransmissível do antigo comissário europeu, que mostrou grande resiliência face ao ambiente político adverso, às sondagens e a um poder do PS com tiques hegemónicos. Moedas foi, sem sombra de dúvidas, o grande vencedor da noite eleitoral.

Num olhar mais nacional, o PS manteve-se como a força autárquica predominante, mas a perda de Lisboa foi um enorme rombo político, que nem a habilidade de António Costa pode disfarçar. O primeiro-ministro fica irremediavelmente associado a esta derrota e não sai bem das autárquicas, depois de ter feito uma digressão pelo país a vender os créditos do PRR. Já no caso do PSD, Rui Rio cavalgou o sucesso na capital e em outras cidades importantes, como Coimbra e Funchal, para segurar a licença precária de líder do partido. Acontece que as vitórias autárquicas são mérito local, mais do que nacional, e paira sempre a dúvida se o resultado global do PSD não seria diferente para melhor, com uma liderança mais afirmativa e combativa em relação ao Governo. Ademais, Rio parece estar longe de se apresentar como uma alternativa ao Governo, com sondagens que não dão mais de 25% ao PSD em legislativas.

À Esquerda, a CDU prossegue na sua erosão demográfica e o Bloco na irrelevância autárquica. O povo falou e deu pistas importantes para o futuro. Agora, é tempo de "arregaçar as mangas" e retomar o país.

Empresário e presidente da Associação Comercial do Porto

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG