Opinião

Abrunhosa é Porto e liberdade

Abrunhosa é Porto e liberdade

Figura incontornável da cultura pop nacional nas últimas décadas, Pedro Abrunhosa distinguiu-se também como um agitador de consciências e um militante de causas, ultrapassando claramente as fronteiras da música na sua intervenção como figura pública. Foi assim que, no passado recente, cantou por uma geração de jovens qualificados que se viu forçada a sair do país. Ou ainda, nos idos anos 90, liderou com coragem física o movimento que permitiu resgatar o Coliseu do Porto para a cidade.

Abrunhosa é um livre-pensador, que encarna bem o caráter inconformista e insubmisso dos portuenses. Foi essa condição de liberdade que o fez expressar-se de forma contundente contra o regime que mais ameaça os valores liberais europeus na atualidade, verbalizando o que (quase) todos sentem sobre o regime de Putin e a bárbara agressão que promoveu contra o povo ucraniano.

Em coro e sem tibiezas, devíamos começar por defender a frontalidade e o desassombro de um dos mais respeitados músicos portugueses. Num segundo nível, condenar a ameaça infame que a diplomacia da Federação Russa em Portugal dirigiu a Abrunhosa. Não há silêncio, nem neutralidade quando os fundamentos mais básicos da nossa democracia são ameaçados. Sob pena de passarem por cumplicidade ou tolerância.

PUB

Estiveram bem, nesse sentido, as autoridades portuguesas que reagiram com propriedade ao inacreditável comunicado da embaixada russa. Já os saudosistas da cortina de ferro, defensores do isolacionismo de Portugal na Europa e na NATO, e normalizadores de Putin, estiveram iguais a si próprios. Sempre ressentidos e incapazes de pensar fora do quadrado.

Filho do Porto, cidade que libertou o país do absolutismo, Pedro Abrunhosa tem voz e coragem para a usar, na defesa das suas convicções. É coerente e não se deixa intimidar. Neste caso em particular, agitou as águas e ajudou a separá-las, expondo a hipocrisia de quem muito apregoa, mas pouco pratica os valores democráticos. Só por isso - e não é pouca coisa - merece o nosso aplauso.

*Empresário e Pres. Ass. Comercial do Porto

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG