O Jogo ao Vivo

Opinião

Portugal "like a virgin"

Portugal "like a virgin"

O meu amigo Nuno Pires esteve uns dias em Nova Iorque, em missão de promoção do Vinho Madeira. No regresso, não parou de me contar, com todo o detalhe e entusiasmo, a experiência de assistir a um concerto intimista de Madonna. Concerto que é, imagine-se, um exemplo e uma lição para Portugal.

O velho costume nacional de desdenhar, quando não denegrir, o que é nosso e o que fazemos de bom, não é felizmente seguido pela mais mundialmente famosa imigrante portuguesa. Na digressão "Madame X" Madonna mostra, promove e "vende" Portugal. Está lá tudo: dos azulejos ao Tejo, do Porto à luz do sol, dos músicos aos arquitetos, da hospitalidade à simpatia. É Portugal no seu melhor, nos cenários e nas palavras de Madonna.

Esta "tournée" percorre as principais cidades dos Estados Unidos antes de chegar à Europa (e também a Lisboa, em janeiro), com espetáculos em teatros, coliseus e outras pequenas salas, para audiências de classe alta e média-alta (dado o preço dos bilhetes). Ou seja, um mercado com elevadíssimo potencial de consumo turístico. Com a beleza de Portugal e a identidade dos portugueses como fio condutor de duas horas de concerto, Madonna desenvolve uma extraordinária campanha promocional do nosso país, cujo retorno se equipara a milhões de euros de investimento publicitário tradicional.

O que vem cobrir de mesquinhez o debate sobre o número de lugares de estacionamento que Madonna possui (e paga) em Lisboa, do mesmo modo que enche de ridículo a polémica sobre o cavalo que a artista queria montar e alguém não permitiu. Enquanto nos entretemos com discussões estéreis e olhamos para o umbigo, perdemos tempo e energias que seriam bem melhor empregues na valorização dos nossos produtos, das nossas marcas e dos nossos ativos únicos.

Portugal tem coisas maravilhosas. A cultura, o clima, a segurança, a gastronomia, o vinho, a indústria e, sim, os portugueses. Só é pena que, tantas e tantas vezes, tenha que vir alguém com muito menos inocência e muito mais mundo explicar-nos que somos realmente bons. "Madame X" é uma verdadeira embaixadora de Portugal. Obrigado Madonna.

*Empresário e Presidente da Associação Comercial do Porto

Outras Notícias