O Jogo ao Vivo

Opinião

Um problema chamado Santos Silva

Um problema chamado Santos Silva

Na mesma semana, Portugal tem uma questão diplomática com o seu mais antigo aliado, a Inglaterra, e um desacordo nas fronteiras com o seu único vizinho terrestre, a Espanha. Em poucos dias, o Governo consegue tornar a retoma do turismo ainda mais incerta. Podemos agradecer o que correr mal à inoperância de Augusto Santos Silva.

Não nos bastava um ano de pandemia ou o falhanço e continuada falência da mais recente empresa pública, a TAP. A economia e o setor turístico sofrem agora o retorno de termos um ministro dos Negócios Estrangeiros que não aprecia diplomatas e que vê as relações entre nações como um confronto ideológico. Santos Silva, o homem que gosta de "malhar na Direita", já não seria bom interlocutor para lidar com a fleuma britânica, mais ainda quando governada por conservadores. Portugal devia ter negociado com o Reino Unido, com a bênção da UEFA, a manutenção de um corredor aéreo dedicado que se prolongasse bem para lá da final da "Champions". Não fomos capazes. Mas tínhamos também de arranjar problemas com Espanha, o reino da aliança entre socialistas e os anarco-populistas do Podemos? Os mesmos que nos fecham fronteiras dias depois de António Costa e Pedro Sánchez terem estado juntos no lançamento da candidatura conjunta à organização do mundial de futebol de 2030?

Tudo isto é muito triste. Mas não precisava de ser assim. Estes episódios são reveladores da incapacidade do Governo na gestão da recuperação, fazendo o país passar por enxovalhos diplomáticos no exato semestre em que preside ao Conselho da União Europeia.

Pergunto também o que está a fazer o nosso ministro dos Negócios Estrangeiros relativamente à vinda de turistas norte-americanos para o nosso país? Eles já andam por toda a Europa e estão vacinados mas continuam sem vir a Portugal. Será só complexo ideológico?

O grave é que isso não é apenas um problema de Santos Silva. Nem apenas de António Costa. É um problema para Portugal.

Empresário e presidente da Associação Comercial do Porto

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG