O Jogo ao Vivo

Opinião

Vamos ajudar Lisboa

A covid-19 ensombra outra vez o nosso futuro próximo. O crescimento alarmante de novos casos na região de Lisboa é uma nuvem negra a pairar sobre a recuperação económica e sobre a liberdade de movimentos dos cidadãos. Está na hora de voltar a ajudar Lisboa, evitando com o Exército que esta vaga ponha em causa a retoma à escala nacional.

Uma constipação em Lisboa vale por uma pneumonia no país inteiro. Pode não ser ainda dramática, mas a situação na capital vai ditar mais constrangimentos no acolhimento a turistas estrangeiros. Em todo o território e não apenas em Lisboa. Podemos eventualmente estar mais bem preparados, mas o contraciclo negativo é muito desfavorável à nossa imagem. Enquanto Espanha, Itália e França reabrem os bares e levantam a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre, Portugal prepara-se para aplicar novas restrições.

Temos de apoiar Lisboa para segurar o país. Seja transferindo doentes para hospitais com menor pressão, como se fez para o S. João do Porto e para o Funchal, em anteriores vagas. Seja impondo verdadeiros limites à circulação entre concelhos. Seja, por exemplo, ativando as Forças Armadas, tal como sucedeu com a vacinação, beneficiando do método, organização e eficácia que elas aportam. Para além do pingue-pongue semântico entre o presidente e o Governo, está na altura de não brincarmos (outra vez) com coisas sérias.

Portugal não pode, por irresponsabilidade centralista, travar o desempenho turístico do Norte, do Algarve e das ilhas, cujos aeroportos (apesar de algum efeito TAP em benefício da Portela) recuperam passageiros mais depressa do que a capital. Os dados oficiais da ANA mostram que a procura no Porto já vale hoje metade da que se verifica em Lisboa.

Este é o momento de o país no seu todo mostrar à capital as virtudes da descentralização. Este é o momento de perceber que o futuro imediato de todos se define em função do que acontecer em Lisboa.

Empresário e presidente da Associação Comercial do Porto

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG