Opinião

A grande ameaça é outra

A grande ameaça é outra

O Mundo é global, a preocupação também. Chama-se SARS-CoV-2 e tudo ficou dependente do vírus: a vida familiar, a pequena comunidade onde vivemos, o nosso bem-estar mental e físico, a sustentabilidade do restaurante que sempre frequentamos e torcemos para que resista, a economia do país. Há quase um ano, entramos num túnel e continuamos a caminhar em busca de uma réstia de luz, como se para além do espaço que nos oprime tudo o resto deixasse de existir.

Nada mais errado. Os outros problemas não desapareceram, apenas caíram para segundo plano. A covid-19 apanhou o planeta em estado de emergência, "em luta contra a natureza", como lembrou, na passada semana, o secretário-geral das Nações Unidas, numa conferência na Universidade de Columbia nos Estados Unidos.

O combate às alterações climáticas era o desafio global antes de o Mundo ter sido invadido pela pandemia. E continua, embora a covid-19 seja percecionada como um risco mais grave que o aquecimento global. O grande desafio à nossa consciência individual será esse: teremos de olhar para as ameaças ao planeta como algo que atinge cada indivíduo e não como uma abstração.

É o que nos pede António Guterres. "Fazer as pazes com a natureza é a tarefa definidora do século XXI. Deve ser a maior prioridade para todos, em todos os lugares", sublinhou o secretário-geral da ONU. As atividades humanas, lembrou Guterres, "estão na raiz da nossa queda". Os dados não deixam dúvidas. O último relatório da Organização Meteorológica Mundial, divulgado no início do mês, mostra um 2020 prestes a tornar-se um dos três anos mais quentes de sempre. A última década já o foi e o gelo do Ártico nunca esteve em níveis tão baixos. A pandemia parou o Mundo e, pelo pior motivo, as emissões de dióxido de carbono baixaram. Ao olhar para a retoma, revelamos nada ter aprendido, pois está previsto um aumento de produção de combustíveis fósseis na ordem dos 2%. O suicídio coletivo, como lhe chamou Guterres, continua em marcha.

*Editora-executiva-adjunta

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG