Opinião

Portugal (também) é isto

Portugal (também) é isto

Aparentemente estamos todos diferentes, olhamos e atuamos de maneira bem diversa se compararmos com o que aconteceu na primavera do ano passado.

Basta sair para verificar com os nossos olhos aquilo que empresas especializadas estão, desde o início do confinamento, a sistematizar. Os portugueses resistem a ficar em casa, apesar de a situação sanitária do país atingir níveis, segundo alguns, à beira da catástrofe. Bem diferente, também, do registado em março de 2020.

Há uma coisa, no entanto, que parece permanecer entre certos portugueses: a falta de educação cívica, que a campanha de vacinação em curso veio, uma vez mais, deixar a descoberto. E aqui não se integra o caso do diretor do INEM do Porto, por decidir vacinar o dono e funcionários da pastelaria situada junto às instalações do instituto, com o argumento de que as doses sobrantes iriam para o lixo. Portanto, sem qualquer proveito próprio.

O que nos deve preocupar, deveras, é o comportamento de outros responsáveis. Servem-se do pequeno poder que têm nas instituições, por si geridas como se fossem propriedade sua, e adaptam as regras aos seus interesses. No dia de ontem, vários casos foram tornados públicos. Um diretor de um hospital não resistiu à tentação de desviar vacinas para a mulher e para a filha; o responsável de uma instituição indicou outros membros da Direção para serem protegidos contra a covid-19. Antes, uma diretora distrital da Segurança Social seguia o mesmo caminho. Continuamos a ficar surpreendidos e ainda bem. É sinal de que a resignação não serve para nada, e acreditamos que, um dia, tais situações desapareçam. No entanto, os que se comportam assim em sociedade pertencem a um grupo mais vasto, o grupo dos que fogem aos impostos, arranjando todos os anos maneira de apresentar prejuízos, ou de certos beneficiários de apoio social para os filhos, que levam à escola em carros topo de gama. Ainda nos surpreendemos? Portugal (também) é isto.

*Editora-executiva-adjunta

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG