O Jogo ao Vivo

Opinião

O passeio do Rui

A pré-campanha para as eleições autárquicas no Porto está ao nível da pasmaceira, para dizer o mínimo. Ouvem-se os contendores do incumbente e, cinco minutos volvidos, solta-se um bocejo: as "ideias" são ora gastas e estafadas, ora sensaboronas e meramente proclamatórias.

Os cartazes e restante propaganda estão ao nível do poucochinho, na forma e no conteúdo. Quase tudo é mau demais para ser verdade. Como se adivinhava, a contenda será um passeio para Rui Moreira. E isso, por si só, é mau demais para o concelho do Porto.

Como chegámos aqui? A arqueologia é tristemente simples.

O PSD abdicou da luta, quando escolheu Vladimiro Feliz para fazer apenas figura de corpo presente. O PS andou aos tiros dentro de casa: ente "mortos" e feridos, emergiu Tiago Barbosa Ribeiro, jovem nascido e crescido no aparelho socialista obrigado a dar o peito às balas. A coragem valer-lhe-á de pouco: escolhas de terceira linha são, normalmente, receita para o desastre. A CDU, o BE e quejandos limitam-se a picar o ponto. E é isto. Simplesmente isto.

Balizadas assim por baixo, as autárquicas acentuarão o desligamento entre os eleitores do Porto e os ditos partidos do arco do poder: PS e PSD. Espero, francamente, estar errado na previsão, mas é bem possível que, tudo visto e analisado, Vladimiro Feliz não chegue aos dois dígitos e que Tiago Barbosa Ribeiro obtenha um preocupante resultado (abaixo dos 20%). Se assim for (repito: espero, francamente, estar errado), é mesmo tempo de parar para pensar.

Não é apenas o crescimento dos extremos, sobretudo à Direita, que nos deve assustar: é, essencialmente, a incapacidade de PS e PSD se repensarem e refundarem, de estabelecerem links, como agora se diz, com quem, na famosa sociedade civil (seja lá o que isso for), tem vontade de participar, de contribuir, de discutir, desde que o exercício se faça fora dos cânones tradicionais e dos bunkers partidários.

Fácil de dizer, difícil de fazer? Verdade. Mas quanto mais tarde a empreitada arrancar, mais difícil será.

PUB

*Jornalista

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG