Opinião

Democracia e covid-19: parabéns a Taiwan

Democracia e covid-19: parabéns a Taiwan

Taiwan começou por ser a Ilha Formosa, assim batizada em 1544 pelos portugueses, mas hoje, este país composto por 24 milhões de habitantes, conta com mais de 70 anos de história e orgulha-se de ser uma democracia verdadeira, tão verdadeira como as nossas democracias ocidentais e muito, muito diferente da vizinha República Popular da China, de ditadura comunista.

É neste país, com um PIB "per capita" de fazer corar muitas outras nações (inclusive europeias) e com um povo determinado, mas encantador e sereno, que o combate à covid-19 mostra um retumbante êxito, mesmo sem vacina ou outro meio médico de anulação ou erradicação do vírus. Tudo se resume a dois princípios: regras claras e comportamentos responsáveis!

De facto, até hoje, Taiwan exibe impressionantes números estatísticos: 7 mortos (sim, isso mesmo!) e 514 infetados, com 483 recuperados!

Mas, se querem sentir o impacto, não percam este curto vídeo: https://www.facebook.com/watch/?v=837613463399757

Foi Taiwan quem primeiro alertou a Organização Mundial de Saúde (OMS) para a pandemia iniciada na opaca China. Mas, por ironia ou hipocrisia, o Mundo parece rejeitar com desdém quem quer e pode ajudar. Lamentavelmente, Taiwan, o país que lidera o combate à covid-19 a nível mundial - e que, por razões meramente políticas, não é reconhecido como um país soberano - está excluído da própria OMS.

Há 6 anos que presido ao Grupo de Deputados Amigos de Taiwan na Assembleia da República, que junta dezenas de deputados de várias bancadas, movidos apenas pela afirmação da liberdade, democracia e direitos humanos de que Taiwan é exemplo.

Contra as ditaduras, estamos do lado certo da história e o futuro, oxalá, nos reconheça razão e faça justiça a Taiwan.

PUB

No próximo dia 10, Dia Nacional de Taiwan, estou certo que o discurso da sua reeleita presidente Tsai Ing-wen, será de abertura e diálogo à comunidade internacional, de que Taiwan quer fazer parte e merece fazer parte.

*Deputado do PSD

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG