Opinião

O jogo do Chega

O Chega é um partido político, reconhecido como tal no Tribunal Constitucional e com presença parlamentar. Este Chega alberga, entre os seus apoiantes, uma franja de pessoas que defendem algumas soluções e medidas de duvidosa democraticidade.

Perante esta evidência, a reação generalizada (dos órgãos de poder até aos media) tem sido de discriminação, hostilização evidente, recusa de diálogo e, até, temos quem se recusasse dar posse a um Governo apoiado por tal partido.

Está tudo errado. Este tipo de resposta não honra a democracia, não elimina o problema, revela pouca inteligência e é de nula eficácia.

Vamos falar claro? O Chega é, essencialmente, um "movimento de protesto" convertido em partido político, que vai da Direita mais conservadora até alguma Esquerda mais radical. Como partido populista, não tem uma verdadeira ideologia e baseia o seu discurso político em chavões: "é (tudo) uma vergonha", "uns pagam para que outros gozem" ou "ninguém nos cala", tudo para mostrar força e combatividade.

Ora, como sabemos, "populista" é alguém que apresenta respostas fáceis para problema complicados. E como se combate um populista?

Tenho a certeza que não será com entrevistas ofensivas, proclamações de desprezo e tentativas de "ilegalização" (?!). Muito menos com silenciamento ou vetos de secretaria.

Em democracia, o populismo combate-se com debate, contraditório, exposição das fragilidades e denúncia das incoerências.

PUB

Creio mesmo que, algumas das propostas do Chega são facilmente "desmontadas" e anuladas num debate sereno, ou seja, com a força e as armas que a democracia também tem.

Em setembro de 2020, nestas páginas do JN, qualifiquei o Chega como um partido adolescente a quem a idade adulta trará contenção e maturidade.

Mas a maior força do Chega é fornecida pelos seus adversários políticos, pois todos os dias fazem crescer o sentimento de injustiça e o "capital de queixa" de um partido que vive e se alimenta exatamente disso. Não acham que já chega de "fazer o jogo" do Chega?

Deputado do PSD

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG