Pedro Marques LopesMais do que um jogoQue ninguém se iluda, o F. C. Porto vai ter um jogo muito difícil na sexta-feira. Não há jogos iguais e o passado recente não entra em campo.
Pedro Marques LopesMais do que um jogoQue ninguém se iluda, o F. C. Porto vai ter um jogo muito difícil na sexta-feira. Não há jogos iguais e o passado recente não entra em campo.
Pedro Marques LopesInevitabilidadesUm dos grandes desafios, talvez o maior, para clubes como o F. C. Porto é conseguir manter a capacidade competitiva dentro de um saudável equilíbrio financeiro.
Pedro Marques LopesBoas rotinasBoas razões tinham os nossos rapazes para celebrar rijamente a conquista de mais uma Supertaça - apesar de vencer o clube da Luz se ter tornado uma rotina.
Pedro Marques LopesO Sebastião mereceO meu rapaz mais novo tinha pouco mais de um mês e achava muita piada trocar-me os sonos.
Pedro Marques LopesTreme Juventus, vem aí o F. C. PortoNem queria acreditar nos meus ouvidos quando ouvi "é golo, golo de Vermelhinho". O jogo estava a dar na televisão, mas a única coisa que se via eram umas sombras por debaixo de um nevoeiro espesso.
Pedro Marques LopesO Clube do mundoDizia Sophia Mello Breyner que vendo, ouvindo e lendo não se podia ignorar. Conhecesse o futebol português e tinha pensado duas vezes antes de o ter escrito.
Pedro Marques LopesObrigado, senhor ReinaldoEsgotamo-nos em guerras de alecrim e manjerona, consumimo-nos em tarefas inúteis, desperdiçamos energia e tempo com gente que não merece um milímetro de espaço na nossa vida. Damos pouco valor a tudo de bom que temos, damo-lo como adquirido e esquecemo-nos de o acarinhar, de o enaltecer.
Pedro Marques LopesOs três magníficosQuando jogadores e treinadores saem do F. C. Porto e prestaram um bom serviço desejo-lhes boa sorte e rezo para que os que os vêm substituir façam melhor que eles. A minha preocupação vai só para o brasão abençoado e para quem tem o privilégio de o ter ao peito.
Pedro Marques LopesDo regime e da propagandaNão posso garantir que Tiago Brandão Rodrigues tenha dito que o Benfica está acima da lei, que tenha afirmado que não se podem tratar todos os clubes do mesmo modo com o argumento de que o clube de Lisboa tem mais adeptos do que a população de alguns países.
Pedro Marques LopesNarrativasAinda não percebi se são as constantes idas das autoridades policiais e judiciais às instalações benfiquistas que estão a disfarçar os Pedrinhos e Weigls, se é o falhanço rotundo do maior investimento de todos os tempos feito em Portugal numa equipa de futebol que distrai as pessoas da quantidade sem fim de indícios de, digamos, irregularidades. Mas percebi, e não é de agora, que há uma capacidade enorme de disfarçar tudo o que mau acontece ao nosso principal adversário.
Pedro Marques LopesConfiançaNão me recordo de um início de campeonato tão mau. Apesar de estarmos a cinco pontos do Benfica e a seis da surpresa do campeonato (há sempre uma) não é esse atraso o mais preocupante: o pior é olhar para a equipa e não se perceber um fio de jogo coerente, uma ideia.
Pedro Marques LopesO presidente melanciaUm presidente do Sporting rasgar as vestes por um árbitro não beneficiar o seu clube e aplicar a lei não é novidade. Um presidente do Sporting desatar a insultar até a sua sombra para esconder a sua incompetência também tem sido uma espécie de segunda natureza de quem ocupa aquele cargo.
Pedro Marques LopesO primeiro milhoIsto é como acaba, não é como começa. Claro que para alguns acabou mesmo antes de ter começado, mas não há nada como umas parangonas a anunciar o melhor início de campeonato de todos os tempos para esquecer uma tragédia grega.
Pedro Marques LopesO capitão giganteDe centrais míticos do meu clube como o Monteiro da Costa, Valdemar ou Miguel Arcanjo (que o meu padrinho garantia ser, até 1984, ano em que morreu, o melhor de sempre) nada posso dizer, são da nossa história e se lá estão é porque merecem.
Pedro Marques LopesAgora é jogar e ganharÀ hora que escrevo o mercado ainda não fechou. Não me parece, contudo, que o plantel para atacar a época se altere significativamente até à meia-noite de hoje.
Pedro Marques LopesA casa do F. C. Porto de LisboaA força do F. C. Porto vem da cidade onde nasceu e da região que representa. O seu conjunto de valores, aquela que é, no fundo, a sua ideologia vem desta origem. Se estivéssemos a falar de religião, diria que somos mais judeus do que cristãos, no sentido de que não pode ser portista quem quer, mas quem pode e não somos claramente adeptos do proselitismo.
Pedro Marques LopesExcelente, misterO treinador que vive dentro de qualquer adepto nunca concorda inteiramente com o que orienta a sua equipa. Não sou diferente, claro está.
Pedro Marques LopesO clube DDTJá aqui o escrevi noutras ocasiões: não embarco no paleio da "promiscuidade futebol-política". Os políticos não deixam de ser cidadãos e de ter direito à paixão clubística. Mais, mal estão quando não participam ou, no mínimo, estão atentos à vida dos clubes, das poucas instituições intermédias que ainda subsistem.
Pedro Marques LopesA Justiça e uma SADA nossa Justiça tem muitos problemas e está sujeita a muitas faltas de respeito.
Pedro Marques LopesLições e cuidadosNão sou jogador de póquer, mas sei o que é um all-in: jogam-se as fichas todas que se têm na mão confiando que se tem melhor jogo do que o adversário.
Pedro Marques LopesMais sóciosOntem, foi a cerimónia de apresentação dos equipamentos para a próxima época. O F. C. Porto, e bem, tem aproveitado o evento, vocacionado para o marketing, para fazer uma festa em que os sócios e adeptos participam. O equipamento é uma parte muito importante da identidade de um clube. São as nossas cores, um dos fatores distintivos.
Pedro Marques LopesUma entrevista cristalinaLer insinuações, difamações e julgamentos de caráter não é propriamente algo que deixe alguém bem-disposto. No entanto, o comentador Rui Santos, numa entrevista que deu ao jornal "i", quase conseguia ser divertido. É-o, aliás, muitas vezes quando veste o fato de grande salvador do futebol, da ética e dos bons costumes. Sejamos justos, não é só divertido, vê-lo a vender a sua mais do que pretensiosa superioridade moral é de ir às lágrimas. A sua opinião é bacteriologicamente pura, a dos outros é refém de esquemas maléficos; o SOS racismo diz que Rui Santos fez declarações "inequivocamente racistas e xenófobas", mas ele acha que há é uma tramoia para esconder problemas financeiros; o Rodolfo só merece consideração se disser o que o homem que vive do futebol mas passa a vida a dizer mal dele e a declarar o que ele acha certo - só quem não conhece o capitão pode pensar que alguém o pode condicionar, o grave é que o comentador sabe isso.
Pedro Marques LopesOs selvagensEstá fixada a doutrina: os adeptos de futebol são uns selvagens ignorantes.
Pedro Marques LopesA escolhaO treinador da equipa de futebol é o funcionário mais importante dum clube, a escolha deste profissional é assim um ato de gestão de importância vital.