Bancada JN

Balanço, primeira parte

Balanço, primeira parte

Uma época em que a equipa de futebol do F. C. Porto não ganha qualquer troféu será sempre má. Simplesmente, um clube e uma gestão não pode ser analisada de uma forma tão limitada no tempo.

Bem gostávamos, mas não podemos ser campeões todos os anos. Temos de fazer tudo por isso, mas sabemos que algumas vezes falharemos. Aliás, há alturas em que a boa gestão quase obriga a que não se ganhe: um clube não se define numa época e para se ganhar consistentemente não se pode sacrificar tudo para ganhar hoje podendo comprometer muitas vitórias no futuro. Em termos gerais, a gestão dum clube é sempre a tensão entre os profissionais que têm como obrigação contratual fazer tudo por ganhar hoje e os que têm a responsabilidade de saber que não se pode sacrificar o futuro em função de uma vitória passageira.

Este ano, no entanto, fizemos coisas muito boas e muito importantes. A nossa carreira na Liga dos Campeões foi notável, permitiu-nos encaixar verbas decisivas, mas, e isso é sempre o que mais importa, fez aumentar ainda mais o nosso prestígio europeu. Mais uma vez deixamos claro que somos um grande europeu e isso neste momento é mais importante do que nunca. No mesmo sentido, a nossa qualificação para a fase de grupos era essencial e foi conseguida. Sendo o reequilíbrio financeiro uma tarefa prioritária, é preciso reconhecer que nessa área era quase impossível ter corrido melhor. O facto de nunca nenhum clube português ter tido tantos jogos em tão pouco tempo, como nós tivemos, teve consequências e foi gerida como foi. Mas disso falaremos para a semana.

A subir

A equipa B do FC Porto está a um jogo de conseguir a manutenção. Fomos fustigados pelas arbitragens duma forma escandalosa, mas tem de haver outro cuidado na formação do plantel e mais colaboração com a principal equipa.

A descer

A malapata nas finais das competições europeias de hóquei em patins parece não ter fim. Desta vez o nosso adversário teve a amável ajuda da equipa de arbitragem.

PUB

*Adepto do F. C. Porto

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG