Bancada JN

Mais do que um jogo

Que ninguém se iluda, o F. C. Porto vai ter um jogo muito difícil na sexta-feira. Não há jogos iguais e o passado recente não entra em campo.

Do outro lado teremos o clube apoiado por tudo o que é poder fático e institucional, e este ano com o maior investimento numa equipa de futebol jamais feito em Portugal.
Como desde há bastante tempo, vamos ter dois tipos de clube, duas maneiras de viver o futebol.

De um lado um clube que representa uma região, um conjunto de valores, uma mentalidade. Um representante de uma ideia de comunidade, que não se vende, que é intransigente na defesa dos seus princípios, que acredita que o seu clube é mais do que as suas vitórias e derrotas e que faz com que os jogadores que conjunturalmente vestem as suas camisolas sejam em campo símbolos de trabalho, esforço e de transcendência.

Do outro lado teremos uma outra forma de viver o futebol. Vai estar uma empresa para quem as vitórias são instrumentais, ou seja, servem apenas para promover jogadores que serão rapidamente transacionados ou outros produtos que gerem receitas. Claro que ninguém espera que quem joga com aquela camisola sinta o clube, seja capaz de se sacrificar, que faça das tripas coração para obter uma vitória: é apenas uma atividade comercial.

Não é, sinceramente, com alegria que vejo clubes importantes na história do futebol em Portugal a optarem por esse caminho, mas é no que o Benfica se transformou.

Contra os rios de dinheiro temos de colocar a nossa vontade de ganhar; contra os poderes instalados temos de cerrar os dentes; contra quem sonha em derrubar a nossa causa lutar até à exaustão. Será a paixão contra a frieza.

Não, não é só mais um jogo.

PUB

+ Tinha muitas esperanças em Taremi. Está a provar que é um grande jogador. As qualidades já lá estavam, mas o mister Conceição mostrou-lhe que não basta ter qualidades técnicas para jogar no F. C. Porto.

- Paulo Gonçalves continua a fazer negócios com o Benfica como não se tivesse passado nada. Que saberá o homem para os da Luz lhe terem tanto medo?

Adepto do F. C. Porto

Outras Notícias