Bancada JN

O nosso F. C. Porto

O meu filho Domingos, tipo calado e avesso a grandes entusiasmos, mal acabou o jogo, saiu furioso de minha casa e ainda o ouvi blasfemar na rua.

O meu rapaz Sebastião pediu-me, com uns modos que não indicavam o devido respeito pelo progenitor, que me dirigisse a uma povoação abaixo de Braga quando eu disse que, fosse como fosse, tínhamos ganho.

Andei uma semana a comemorar a nossa vitória em São Siro de 79 e em 1984 achei que só ter chegado à final tinha sido um enorme feito (e foi). Hoje os meus filhos ficam furiosos quando o F. C. Porto "apenas" ganha à Juventus.

As nossas vitórias internacionais não são apenas fruto da competência dos jogadores e treinadores que conjunturalmente nos representam, são consequência de uma história, de um trajeto. Isso depois exprime-se naquilo que não conseguimos explicar de forma lógica e chamamos alma do clube, mística ou outro termo parecido.

Sei, porém, que aquela forma de entrarmos em campo contra equipas com orçamentos infinitamente superiores ao nosso, com massas associativas muito maiores do que a nossa tem uma raiz essencial: a nossa gente. Os sócios e adeptos que são, no fundo, o clube. Sobretudo aqueles que vivem imensas dificuldades na sua vida e para quem as vitórias do seu amado clube são a sua grande alegria. É neles e em todos nós que penso quando ouço os vendedores de espetáculos de bola, os empresários caga-milhões e os agentes deles a falar de vender clubes a um milionário qualquer.

No dia em que o voto de um portista pobre tiver menos peso do que um de um privilegiado como eu ou que um milionário decida sobre o clube sem a nossa aprovação já nada fará sentido. O F. C. Porto só será o F. C. Porto enquanto for dos sócios. Espero que nunca ninguém se esqueça disso.

A subir

PUB

Alfredo Quintana é dos melhores desportistas que já representou o F. C. Porto. Estou certo que vai melhorar. Um grande abraço.

A descer

Todas as notícias sobre a reformulação da Liga dos Campeões são a mesma coisa: tentar destruir o futebol que amamos.

*Adepto do F. C. Porto

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG