O Jogo ao Vivo

Opinião

A Liga ao espelho

Quando repetidamente se pergunta porque é que a maioria dos estádios estão vazios, a Liga não faz mais que um exercício de retórica para entreter os adeptos. Alguns jogos deste fim de semana são um extraordinário exemplo da forma como a Liga contribui ativamente para a degradação do futebol nacional.

No Municipal de Braga, o jogo foi desesperante para os milhares de adeptos que se deslocaram ao estádio. Não está em causa o facto de o Braga ter perdido, até porque o ataque foi mais lento e perdulário que o aceitável. Nem se questiona a longa paragem para assistência de Fernando Varela, que, saliente-se, saiu do relvado aplaudido pelos adeptos bracarenses.

O problema foi outro. Ao longo de todo o jogo, os adeptos foram torturados com dezenas de minutos de paragens, quedas inusitadas e atrasos deliberados na reposição da bola que o árbitro caucionou sem qualquer intervenção disciplinar. Como é possível que um guarda-redes possa demorar tanto tempo a repor a bola sem um reparo do árbitro? Os 15 minutos adicionais não compensam as inúmeras paragens do jogo que, além do mais, prejudicaram o espetáculo e comprometeram o ritmo da partida.

PUB

Além de compactuar com o antijogo, o árbitro também não mostrou critério na marcação de faltas, esqueceu-se do cartão em lances-chave e não viu duas mãos na bola exatamente iguais a penáltis marcados noutros campos. Curiosamente, na mesma jornada, em que outro árbitro se esqueceu de expulsar Morita. Porque é que os critérios favorecem invariavelmente os mesmos?

Ponto positivo: Apesar da vitória sobre o Malmo, o Braga vai agora competir na Liga Conferência. Fracassada a continuidade na Liga Europa, esta presença europeia pode ser muito importante para o Braga e para o ranking nacional na UEFA.

Ponto negativo: Quatro vitórias nos últimos dez jogos é um registo que coloca Artur Jorge numa situação difícil. O treinador está a demonstrar dificuldade em encontrar soluções para sair desta fase negativa.

Adepto do Braga

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG