Ribau EstevesNecessidade de Governo e de alternativaPortugal tem Governo desgovernado e está necessitado de Oposição e de alternativa devidamente governada.
Ribau EstevesAno velho e ano novoVivemos os últimos dias do atribulado ano de 2022. Sempre gosto de fazer um agradecimento à vida pela oportunidade de tantas coisas boas que partilhámos, mas em vários aspetos da história que fica escrita, é importante que as esperanças no ano novo possam ter consequências bem mais positivas na história que vamos começar a escrever em 2023.
Ribau EstevesOrçamento 2023: luz e negroA Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2023 (PLOE) apareceu com a luz salvífica do Governo e com o negro empobrecedor da Oposição, num exercício clássico de diferença e de muito difícil perceção.
Ribau EstevesChega de ChegaO país tem assistido a episódios sucessivos que alimentam a estratégia política do Partido Chega, de ser notícia permanente e de passar as suas mensagens curtas e simples com a eficácia que normalmente têm as mensagens curtas e simples, afinadas para garantir reações primárias positivas.
Ribau EstevesO Estado da Nação: preocupada, suspensa e felizO Estado da Nação teve o tradicional debate estival na Assembleia da República, num episódio rico na disputa político-partidária, pobre no tratamento dos problemas que afetam os portugueses e neutro como contributo para um Portugal melhor.
Ribau EstevesDescentralização e Orçamento do Estado O processo de descentralização está numa importante fase de desenvolvimento, procurando a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o Governo fechar e formalizar um acordo que permita resolver problemas que se tornaram evidentes pela execução das novas competências pelos municípios, na prioritária área da Educação, estando também em curso uma pertinente alteração do decreto-lei da Saúde.
Ribau EstevesUE + NATO + guerra e paz A absurda guerra que a Rússia está a desenvolver contra a Ucrânia colocou em sentido os países que, sendo membros da União Europeia (UE), não são membros da NATO, em especial os que têm proximidade geográfica e/ou fronteira com a Rússia.
Ribau EstevesA nova Oposição Depois do início formal da legislatura com a entrada em funções dos novos deputados da Assembleia da República e do novo Governo do Portugal, e tendo partilhado no meu anterior artigo de 29 de março perspetivas sobre o novo Governo, partilho hoje algumas notas sobre a nova Oposição.
Ribau EstevesO novo Governo Amanhã toma posse o novo Governo de Portugal, o segundo liderado pelo dr. António Costa, agora com uma confortável maioria absoluta do Partido Socialista na Assembleia da República.
Ribau EstevesA cultura como arma Portugal vai ter em 2027 uma Capital Europeia da Cultura, no âmbito de um programa de assinalável sucesso da União Europeia, escolhendo a sua quarta cidade, depois de Lisboa, do Porto e de Guimarães.
Ribau EstevesA guerra e o pacifismo ocidentalA Europa acordou para uma realidade que há muito tempo estava preanunciada: a Rússia invade a Ucrânia, numa operação militar de guerra tradicional.
Ribau EstevesRefletir o caminho do PSD Estando em fase final de preparação o arranque da nova legislatura com a maioria absoluta do PS, e aguardando-se com elevada expectativa a apresentação do novo Governo de António Costa, é pertinente olhar e refletir sobre o caminho do futuro do principal partido da Oposição, o Partido Social Democrata.
Ribau EstevesA decisão capital: governar Portugal Portugal tem eleições legislativas a 30 de janeiro. Os portugueses têm uma importante decisão para tomar, não tanto por causa da eleição dos deputados à Assembleia da República, porque o regime em vigor das listas e não da eleição uninominal os torna um subproduto político da eleição legislativa, mas porque da configuração da Assembleia da República se vai retirar a base de sustentação do novo Governo de Portugal.
Ribau EstevesA perigosa queda dos governantesUma sondagem publicada na semana passada anuncia uma queda de dimensão relevante na avaliação dos portugueses aos governantes.
Ribau EstevesEleições autárquicas e 4.ª vaga covid-19O Governo decidiu marcar as eleições autárquicas de 2021 para o dia 26 de setembro, ficando assim estabelecido o calendário desse importante exercício democrático que mobiliza o país em todos os seus municípios e em todas as suas freguesias e uniões de freguesia.
Ribau EstevesLiberdade de manifestaçãoO episódio lamentável da Câmara Municipal de Lisboa, de ter um processo administrativo e político de informar entidades visadas em manifestações que autoriza, além de ter sido devidamente lamentado pelo atual presidente de Câmara, que assumiu o erro e a sua correção, e de ter sido mal abordado pelo anterior presidente da mesma Câmara, hoje primeiro-ministro, como coisa "de balcão", não pode passar pelo país sem que se deixe absolutamente claro que essa prática não tem paralelo na esmagadora maioria dos municípios portugueses.
Ribau Esteves Viva PortugalComemoramos na próxima quinta-feira o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, pretexto de reflexão sobre os valores da Portugalidade e de mobilização para darmos contributo para que o Estado da Nação seja cada vez melhor, muito melhor.
Ribau EstevesMigrantes: problema ou oportunidade?O problema das migrações do Norte de África para a Europa voltou nas últimas semanas a ter episódios chocantes, com milhares de pessoas a arriscarem a vida e a ferirem todas as regras para entrarem na Europa à procura de uma vida melhor.
Ribau EstevesLiberdade + responsabilidade Escreveu Eduardo Lourenço com grande expressividade que "mais importante que o destino é a viagem", numa alusão à estrada da vida como elemento gerador de experiências, realizações, sonhos..., que vamos materializando na viagem da vida, nas partilhas que vão fortalecendo as comunidades e fazendo pessoas felizes, nos destinos que sem destino vamos colocando nas etapas da vida.
Ribau EstevesO repetido grito por justiçaO processo denominado Operação Marquês tem os portugueses em estado de choque e a pronunciar um audível e repetido grito por justiça.
Ribau EstevesDesconfinar, lento, responsável e muito bem A resolução do Conselho de Ministros de 11 de março último aposta num "plano de desconfinamento" gradual, com medidas a implementar em dois meses, que de uma forma global parece razoável, equilibrado e determinado nos seus bons objetivos.
Ribau EstevesA emergência e a calamidade anticovid-19 No combate à pandemia do coronavírus / covid-19, vamos passando do estado de calamidade para o estado de emergência, da publicação em catadupa de legislação muitas vezes de difícil interpretação no que respeita à sua aplicação prática, continuando a assistir a uma comunicação cada vez mais difusa, avulsa e de difícil perceção pelos cidadãos, o que também denota a sua baixa eficácia.
Ribau EstevesEstado do Orçamento Portugal vive um duro combate à pandemia do coronavírus / covid-19 e à crise económica e social que estamos a viver, sabendo que a utilização dos instrumentos do Estado são muito relevantes para os ganhos que queremos conseguir.