Ricardo RioA força da juventudeEnquanto agentes políticos, todos temos a obrigação de reforçar os níveis de envolvimento dos cidadãos na vida pública, do mero acesso à informação, ao estímulo ao exercício de um escrutínio exigente e sempre renovado, até à formulação de contributos para a melhoria do desempenho de todos os órgãos de governo.
Ricardo RioYou start me, notJá lá vão quatro anos pelo que a história pode ser pouco familiar para muitos: em 2017, a União Europeia decidiu deslocalizar a Agência Europeia do Medicamento (EMA) de Londres para outra cidade, abrindo aos estados-membros a oportunidade de apresentar as suas candidaturas.
Ricardo RioUm ano depoisDentro de alguns dias, Portugal completa o primeiro ano desde que foi decretado o primeiro estado de emergência associado à crise pandémica, coincidente com o momento inicial de disseminação do vírus de forma mais generalizada.
Ricardo RioA bazuca do desencantoAo longo dos últimos dias, multiplicaram-se as declarações públicas de descontentamento de forças políticas, autarcas, estruturas intermunicipais, entidades representativas do tecido empresarial e outras instituições relevantes em torno da versão do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nacional cuja (curta) discussão pública termina hoje.
Ricardo RioO futuro é o melhor destinoEstá intrínseco à natureza humana: muitas das opções que tomamos, daquilo que fazemos, dos sonhos que alimentamos, redunda numa dicotomia entre tempo e espaço, entre presente e futuro, entre o aqui e o além.
Ricardo RioMarç(el)o de esperançaA deficiente comunicação acarreta enormes fragilidades para a capacidade de gestão pública da pandemia. Num processo tão duradouro quanto este, é fundamental a verdade sobre os factos, a clareza de propósitos, a demonstração inequívoca dos resultados que se pretende atingir em função de diferentes cenários.
Ricardo RioDias de confingimentoPortugal vive, de há uns dias a esta parte, um novo período de confinamento geral, com restrições apertadas ao funcionamento do comércio "não essencial" e ao setor da restauração.
Ricardo RioPelo velho normalO ano de 2021 começa sob o signo da expetativa em torno da evolução dos processos de vacinação contra a covid-19, em Portugal e Mundo fora. Sob uma expetativa positiva, é certo, porquanto a grande notícia do ano findo foi a capacidade de superação da Ciência quando colocada perante desafios da dimensão da pandemia em curso.
Ricardo RioEixo de futuroO Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma associação de cooperação de municípios urbanos, que hoje agrega 35 cidades do Norte de Portugal e da Galiza e que tem desenvolvido um profícuo trabalho de estímulo à cooperação transfronteiriça entre estes territórios, sendo mesmo uma das principais referências ao nível da União Europeia.
Ricardo RioComité das RegiõesPara a esmagadora maioria dos cidadãos nacionais, o Comité das Regiões é um órgão relativamente desconhecido no quadro da nomenclatura europeia.
Ricardo RioGerir a informaçãoNo início de abril, o jornal "ABC" divulgava os resultados de um conjunto de sondagens realizadas em diversos estados da União Europeia, assegurando que o primeiro-ministro português era aquele que reunia maior confiança dos seus cidadãos na forma como estava a gerir a pandemia.
Ricardo RioA oportunidade da EuropaPoderia começar este artigo com a clássica referência de que, "à data em que o mesmo é redigido, ainda não são conhecidos os resultados finais das eleições presidenciais americanas e ainda não é possível afirmar quem será o 46.o presidente dos Estados Unidos".
Ricardo RioAqui eu sou feliz!Indagar sobre as perspetivas dos cidadãos quanto à qualidade de vida nas suas cidades, quer numa apreciação global, quer em relação a cada uma das áreas que a determinam (educação, saúde, espaços verdes, segurança, equipamentos culturais, transportes, etc.) não é um mero exercício de curiosidade.
Ricardo RioO amanhã da CCDRNQuando o Professor Fernando Freire de Sousa assumiu funções na presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) em julho de 2016, viviam-se circunstâncias muito particulares.
Ricardo RioA eleição do reiO início do ano de 2021 ficará marcado por novas eleições presidenciais em Portugal, as quais, tal como vem acontecendo de há algumas décadas a esta parte, não parecem capazes de suscitar um particular entusiasmo nos eleitores.
Ricardo RioSerenidadeNo início de setembro, completaram-se seis meses desde que foram oficialmente registados os primeiros casos de covid-19 no nosso país.
Ricardo RioUma (nova) geração à rascaAo longo das próximas semanas, um novo ano letivo vai ter início nos diversos graus de ensino. Primeiro, na maioria das instituições privadas. Depois, na generalidade das escolas públicas. Finalmente, no conjunto do Ensino Superior.
Ricardo RioRazão e emoçãoNuma das conferências de imprensa de atualização dos dados diários da pandemia no nossos país, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, emocionou-se ao dar conta da ausência de óbitos a reportar (algo que sucedia pela primeira vez desde 17 de março).
Ricardo RioO lado B da pandemiaSe há algo que podemos dar como certo é que não teremos conferências de Imprensa diárias do ministro da Economia e do presidente do IEFP, do IAPMEI ou da Segurança Social a dar nota da evolução diária do número de novos desempregados, dos trabalhadores em lay-off ou das empresas encerradas, no país e nos diferentes territórios.
Ricardo RioVamos retirar o amianto?A existência de diversos edifícios com materiais passíveis de conter amianto, uns públicos, outros privados, suscita de há vários anos a esta parte uma ampla discussão sobre os riscos que esta situação acarreta para a saúde dos cidadãos.
Ricardo RioQuem TAPa este buraco?Desde que criei o "Suplemento de Economia" do "Diário do Minho", em 1999, até ao momento em que interrompi essa ligação, em 2009, a TAP era um dos temas mais versados nos meus artigos semanais.
Ricardo RioMais localSegundo foi anunciado pela ministra da Saúde na passada sexta-feira, o Governo reúne hoje com os autarcas dos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa mais afetados pela pandemia de forma a elencar medidas que apoiem a supressão da doença.
Ricardo RioVai-não-vaiMais de três meses volvidos sobre o início "oficial" da pandemia, Portugal regista mais de 30 000 casos confirmados e cerca de 1500 óbitos associados à covid-19.