Opinião

A brincar às pontes

No suplemento "Dinheiro Vivo" do JN do passado dia 24 surge uma notícia com o título "Metro do Porto: concurso para a nova ponte no Douro avança em fevereiro". Lendo a mesma constato que foi redigida na sequência de uma intervenção do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, na Ordem dos Engenheiros.

Que terá levado o jornalista a escrever "Em 1 de fevereiro será lançado o concurso para a construção de uma nova ponte no Douro". Fiquei banzado! É que esperava que, tendo sido feita a intervenção na Ordem dos Engenheiros, haveria a capacidade para distinguir as diferentes fases por que passa uma empreitada desta natureza.

Como é evidente, não haverá nenhum concurso para a construção da ponte. Aliás, tal não seria possível dado que, como diz a própria notícia, ainda nem sequer existe um "traçado definido" para a mesma... Portanto, e não conhecendo o que está a ser feito (embora seja autarca do Porto), aquilo que poderá lançar-se é um concurso de ideias ou um concurso para selecionar um projetista. Só depois da seleção da ideia e/ou do projetista se elaborará o projeto (o que demora largos meses) e se terá um orçamento. Sendo depois necessário lançar o concurso para selecionar o empreiteiro, processo após o qual se iniciará a obra, o que implica pareceres vários e a prévia aquisição ou expropriação dos terrenos onde a ponte vai ser ancorada e por onde passarão as linhas.

Falemos, assim, com rigor e com verdade, para não se criarem falsas ilusões. Porque Rui Moreira e Eduardo Vítor Rodrigues também nos procuraram iludir em 2018 com a apresentação da nova ponte rodoviária sobre o Douro, a montante da Ponte de S. João. Também pegaram num desenho para apresentarem, com pompa e circunstância, uma ponte que até já tinha nome: D. António Francisco dos Santos. Era para custar 12 milhões de euros. Hoje, passados dois anos, já se fala em 29 milhões de euros e não temos, sequer, um concurso aberto para selecionar o projetista!...

Engenheiro

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG