O Jogo ao Vivo

Opinião

Estão bem um para o outro

Estão bem um para o outro

Foi triste assistir aos indecorosos atos em que Rui Rio e Rui Moreira se envolveram na última semana, a propósito de um indigesto jantar deste com dirigentes do PSD sobre as autárquicas no Porto.

Ficou a certeza de que alguém mente, se não estão os dois a mentir, o que é mau para a credibilidade do sistema político. E que mostra que o mal está numa certa forma de fazer política, que é transversal a alguns políticos independentemente da sua militância (ou não) partidária...

Mas o que alguns esquecem, por ignorância ou por interesse(s), é que estas tricas se arrastam há alguns anos. Porque, objetivamente, Rui Moreira, como autarca, é uma "criação" de Rio. Que, sabendo que não se podia candidatar à Câmara em 2013, e que o PSD iria propor Luís Filipe Meneses, se empenhou em impedir a eleição deste (como é que se elege para presidente de um partido alguém que tudo fez para que esse mesmo partido perdesse a segunda maior Câmara do país?!). E, sabendo da ambição de Moreira de ser presidente da Câmara, foi-lhe dando espaço autárquico (a juntar ao espaço mediático de que já gozava), nomeando-o responsável de uma comissão que analisou o metro no Campo Alegre e escolhendo-o para presidir à Sociedade de Reabilitação Urbana Porto Vivo. Depois, deu "ordens" aos seus apoiantes para recolherem assinaturas para a candidatura "independente", bem como para integrarem as listas - que incluíram presidentes de junta, deputados municipais e dois vereadores, incluindo a vice-presidente, que vinham do seu tempo.

Mas, como é habitual, a criatura procurou libertar-se do criador, cortando as amarras que para ganhar tanto jeito lhe deram. E começou a pôr alguns podres de Rio a nu, como o caso da auditoria ao Fundo do Aleixo. E, em simultâneo, pescou à linha eleitos do PSD, como foi o caso de um vereador e do próprio líder na Assembleia Municipal. Gerando-se incompatibilidades pessoais que, agora, descambaram nestes tristes atos.

*Engenheiro

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG