Opinião

O Porto precisa de mais habitação social

O Porto precisa de mais habitação social

Há mais de vinte anos que ando a dizer que a falta de habitação é o maior problema do Porto. Do qual resulta perda de população da cidade.

Neste período, muito foi feito quer ao nível da construção de casas sociais (que parou praticamente desde 2005) quer na reabilitação dos bairros municipais. Mas o que impressiona (e fere!) é que, passados vinte anos, continuam a viver sem habitação condigna milhares de portuenses.

Por proposta da vereadora Ilda Figueiredo foi criado o Observatório de Habitação Social do Município do Porto, que apresentou na semana passada os primeiros dados preliminares. Os números são arrepiantes e mostram bem que, por detrás de uma imagem colorida (não estão ainda plasmados, na totalidade, os efeitos da pandemia) há uma cidade obscura em que milhares de portuenses (sobre)vivem.

Entre janeiro de 2018 e junho de 2020, entraram na empresa de habitação municipal 2636 pedidos de casa que correspondem a 5822 pessoas (não esquecer que, no fim de 2017, existiam cerca de mil famílias em lista de espera para atribuição de habitação municipal). O rendimento médio dos agregados era de 645 euros e o rendimento per capita de 292 euros! Quase 65% destas pessoas tinham entre 15 e 65 anos (cerca de 25% vivem do seu salário, o que mostra que se empobrece a trabalhar) e 27% menos de 15 anos (que cidadãos serão no futuro estas crianças?). Destes pedidos apenas foram aceites 677 (26%), dado que, não obstante as carências e a falta de rendimentos, há uma matriz de classificação que administrativamente "elimina" pedidos, para não aumentar a lista de atribuição de fogos onde penam, algumas há anos, centenas de famílias.

É lamentável assim que o Governo ande há cinco anos a lançar programas de habitação falhados e que a Câmara do Porto aposte em anúncios de habitação para a "classe média", esquecendo que o Porto necessita de mais habitação social (abandonando o modelo dos megabairros municipais).

*Engenheiro

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG