Opinião

Presidenciais: o que está em causa

Presidenciais: o que está em causa

Fazendo uma reflexão sobre as presidenciais, constato que votei nas mesmas de modos muito diferentes. De facto, em 1986 votei em Soares quando na segunda volta estava em causa a defesa do regime democrático.

Tal como, na primeira volta dessas eleições, tinha votado Salgado Zenha, que me parecia o melhor candidato para o progresso do país. Em 1996 votei Jorge Sampaio, o candidato mais bem colocado para derrotar Cavaco. Em 2006, e a partir daí, com o PS a abandonar o combate das presidenciais, entregando a presidência à Direita (Cavaco e Marcelo) votei e votarei no candidato apoiado pelo meu partido, o PCP.

Não deixa de ser curiosa esta constatação, quando os comunistas são apelidados de sectários, inflexíveis, ortodoxos. Na verdade (e já antes tinha acontecido quando em 1980 votaram Eanes), há sempre uma preocupação de, em primeiro lugar, analisar a situação do país e votar de acordo com aquilo que considera melhor para o mesmo. Do mesmo modo que, em 2015, souberam dizer, na noite das eleições, "o PS só não será Governo se não quiser", pondo fim aos desgraçados anos de Passos/Portas. Ou que, na votação do Orçamento de 2021, souberam lutar para melhorar o mesmo, viabilizando-o. Gostaria de ver, nestas eleições, pessoas que são verdadeiramente de Esquerda (nos quais se incluem muitos socialistas) a terem a mesma abertura e a vencerem o preconceito. Porque, e creio que nisso não há dúvidas, João Ferreira é o candidato mais sólido nas suas convicções sobre o papel do presidente da República e com um pensamento mais estruturado sobre o país e os vários dossiês que foram objeto de debate eleitoral. E porque tem como cerne da sua candidatura a defesa da Constituição, que é o garante do regime democrático contra aqueles que, cada vez mais às claras, lutam para minar o mesmo... Serão capazes?

PS: no meu último texto, por manifesto lapso, chamei Constantino a Vitorino Silva. Um erro de que me penitencio, pedindo desculpa ao mesmo e aos leitores.

*Engenheiro

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG