Victor Espadinha

Coração de leão

Foi com grande prazer que aceitei o convite para escrever esta coluna no JN, representando o Sporting Clube de Portugal. Sou o sócio n.º 791, uma "brincadeira" que dura, com as cotas em dia, há 65 anos!

Comecei nesta coisa de escrever, em 1963, no Jornal "A Tribuna", de Lourenço Marques, no Radio Clube de Moçambique e, mais tarde, ingressei no "Diário Popular", com Pinto Balsemão sendo, simultaneamente, redactor dos noticiários do Rádio Clube Português. A escrita, portanto, não é novidade para mim. Mas estou aqui para escrever sobre bola. Então, ficam avisados os leitores do JN: o S. L. Benfica, o F. C. do Porto e todos os outros clubes portugueses são, para mim, adversários do Sporting Clube de Portugal! Nunca inimigos! Pertenci a duas direcções do meu clube. À de Sousa Cintra, como director cultural (transformei aquele relvado no palco dos maiores concertos feitos em Portugal. A Tina Turner, lembram-se?) e, mais tarde, membro do Conselho Leonino, com o único presidente psicopata que passou pelo meu clube. Ainda me aguentei dois meses! Mais tarde, falarei desses tenebrosos tempos e daquilo que foi o "Sporting Máfia Clube"!

Vamos divertir-nos, nesta crónica semanal, com as alegrias e a as tristezas que nos oferece o maior desporto do mundo: o futebol, uma verdadeira arte! Vamos aconselhar um estágio em Inglaterra aos nossos árbitros (não acredito que eles sejam desonestos. São, simplesmente, incompetentes). Vamos ensinar à maior parte dos nossos relatores da bola como se pronuncia Bournemouth, Chelsea, Leicester, Ipswich, Reading, Bromwich, Middlesbrough, etc. Conheci uma amiga inglesa que me fazia lembrar os nossos relatores desportivos: dizia-me ela que adorava ir tomar banho para a praia da "Caparaica"! Eles fazem exactamente a mesma figura triste para um inglês que os ouça.

A atitude de Frederico Varandas com as claques.

As claques do Benfica no último V. Guimarães-Benfica. Quando é que vamos ver a Polícia agarrar nestes mascarados que lançam tochas para os relvados e levá-los para a esquadra? Demora muito?

*ADEPTO DO SPORTING
o autor escreve segundo a antiga ortografia

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG